A importância do planejamento empresarial

Em todas as empresas o planejamento é uma área indispensável, porém muito incompreendido. Algumas empresas sofrem por falta e outros por excesso de planejamento. Planejar significa: aplainar, deixar um terreno plano para que no futuro possa ser construído nele. Parece fácil, mas não é, pois o Futuro é uma área incerta e cheia de obstáculos e o planejador é bombardeado de todos os lados.

Se ele só pensa no longo prazo é acusado de viver fora da realidade, se pensa só no curto prazo é acusado de ser imediatista. Agora se ele pensar ao mesmo tempo no curto e no longo prazo, ele vai ficar doente ou até louco. Imaginem um Gerente de Vendas de uma grande empresa varejista tendo que fechar a cota de vendas do mês e imaginar como será o mercado da empresa daqui a cinco anos, ou ele faz uma coisa ou faz outra e se tentar fazer as duas não fará nenhuma.

O papel da área de planejamento é mostrar como será o terreno sobre o qual o futuro vai ser construído, como ninguém sabe como será o futuro o planejamento apresenta diversos cenários possíveis e vai mudando estes cenários na medida que novas situações surgem.

Para fazer isso os planejadores precisam de tempo e necessitam serem afastados das ações de curto prazo. O planejador é alguém pago para enxergar aquilo que os demais não tem tempo para ver. Por isso é ao mesmo tempo tão necessário e tão mal compreendido.

As empresas necessitam, independente do porte, de um planejamento seja ele básico ou estratégico, não tem como chegar em lugar algum se não tiver planejamento adequado e bem estruturado.

Desta forma concluo que planejar é fundamental para que empresas cresçam saudáveis e sólidas. No meu próximo texto, irei falar um pouco de uma área muito importante para todas as empresas que é o planejamento tributário.

Espero que este post tenha ajudado você a pensar no planejamento para sua empresa.

Deixe aqui nos comentários alguma questão ou sugestão que poderemos utilizar para trocar novas experiências sobre o tema.

Redação por: Leonardo Mazzola, Empresário Contábil, Advogado, Consultor Empresarial e Professor Universitário. Graduado pela Unianchieta em Contabilidade e Pós-graduado em Controladoria e Auditoria pela PUC-Campinas, possui em seu currículo, treinamentos internacionais: Disney institute, Florida Christian University em Orlando, Stanford University na Califórnia, MIT Management em Boston e McGill Executive Institute em Montreal. Sócio-diretor das empresas Mazzola Contabilidade e Mazzola Soluções.
Revisão por: Cíntia Calixto, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *