Avaliação de Desempenho: Tudo o que você precisa saber

A avaliação de desempenho é uma das ferramentas utilizadas pelo departamento de Recursos Humanos, a fim de entender como está o andamento dos processos e os resultados obtidos individualmente pelos colaboradores.

Toda empresa tem decisões a tomar, e precisam buscar no mercado os recursos mais atuais para aplicar da maneira correta e eficaz, para que os resultados alavanquem, e não declinem com o passar do tempo. Falando em pessoas, nem sempre é simples de conduzir e chegar ao campo em que há uma equipe bem estruturada, por vezes, gera tempo e muita dedicação e para isso, o acompanhamento contínuo é essencial.

Podemos dizer que há alguns objetivos quando se pensa em realizar a avaliação de desempenho, sendo elas manter o colaborador alinhado com as metas da empresa, identificar necessidades de treinamentos de desenvolvimento para a equipe, acompanhar a performance de trabalho dos colaboradores, observar pontos fortes para alcançar ainda mais eficiência, documentar histórico para feedbacks, promoções, análise de plano de cargo e salários, assim como diminuir rotatividade dentro da empresa.

Como funciona uma avaliação de desempenho?

  • Defina critérios

É importante saber como e quais serão as ferramentas utilizadas para mensurar resultados, sendo analisados de acordo com o objetivo da empresa, podendo ser desde habilidades até as competências comportamentais.

  • Tenha um plano de desenvolvimento

A partir da análise, sempre tenha em mente que é necessário um plano de ação. Para toda e qualquer coleta de dados internos é preciso ter definido o que será feito a partir dos resultados, dentro do possível e real para a empresa, podendo incluir treinamentos, mentorias, ou até opções que não gerem algum custo para a empresa, mas que alavancará grandes resultados, como treinamentos internos em que os próprios líderes e colaboradores compartilhem conhecimentos específicos sobre determinado tema.

Nesse quesito, sempre avaliar o que é preciso para o momento, se o investimento será financeiramente ou não!

Quais são os tipos de avaliação de desempenho?

 Existem inúmeros modelos e opções de avaliação de desempenho, que serão validados de acordo com o porte, número de funcionários e o que a empresa deseja fazer com os resultados. Vou destacar aqui algumas metodologias, que podem ser aplicadas para a avaliação de desempenho em sua empresa:

  • Autoavaliação

Esse tipo de avaliação de desempenho é feita de forma individual, e é também conhecida como autoavaliação. Funciona de maneira que o profissional dá notas para o seu próprio desempenho, respondendo um questionário disponibilizado pela empresa, de acordo com o seu objetivo para a avaliação.

A vantagem desse tipo de avaliação é a possibilidade de entender o que o colaborador enxerga do seu próprio trabalho, suas expectativas, o que deseja desenvolver e quais as possibilidades para isso. Como sendo uma autoavaliação, o ideal é que essa visão seja somada a outras para desenhar um desempenho mais perto do verdadeiro.

  • Avaliação 90º

Na avaliação 90º, o gestor é quem faz a avaliação profissional da sua equipe. Os líderes têm uma visão mais geral do trabalho, além de acompanhar diariamente os objetivos e resultados de cada colaborador, podendo nesse momento também dar feedbacks em relação à rotina de serviço.

  • Avaliação 180º

Sendo um dos modelos mais utilizados, a avaliação de desempenho 180° consiste na avaliação conjunta, entre líder e liderado que analisam juntos como forma de criar um diálogo claro e elaborarem um plano com estratégias para melhorar o desempenho do colaborador no trabalho e procurar melhorias.

Esse método proporciona uma avaliação de desempenho mais eficiente, além de gerir mais transparência na relação entre gestor e colaborador, sendo possível feedbacks individuais.

  • Avaliação 360º

Na avaliação de desempenho 360º, o colaborador é avaliado por todos que o cercam, inclusive ele mesmo, unindo autoavaliação e avaliações de quem trabalha com ele, como líderes e colegas de trabalho.  A avaliação 360 consiste em ter a visão mais completa possível do desempenho do colaborador.

 Ouvir o colaborador e entendê-lo como parte fundamental para que a empresa cresça é essencial. Como diz uma frase bem conhecida, “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” — Michael Jordan.

Por isso, é fundamental que a equipe esteja bem alinhada no mesmo objetivo, e proporcionar oportunidade para o colaborador de acordo com a avaliação e sua necessidade, é também investir em sua empresa! Não hesite em buscar referências, conhecimento, tecnologias e ferramentas para alavancar o negócio.

Com a avaliação de desempenho, é possível acompanhar de perto o crescimento e evolução dos colaboradores, além de avaliar os pontos de melhoria e trabalhar para que o crescimento seja contínuo.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com empresários, colaboradores de RH e possibilite que mais empresas também possam crescer!

Redação por: Anna Caroline de Moraes, processo RH da Mazzola Contabilidade. Cursando Psicologia pelo Anchieta
Revisão por: Daiane Alegro Guido, processo Financeiro da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências Contábeis pela Anhanguera, e Pós Graduação em Controladoria e Finanças pelo SENAC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *