SWOT cruzada: Como criar estratégias para alavancar o seu negócio

          A SWOT cruzada é uma ferramenta de gestão que ajuda a definir estratégias, para colocar em prática após a identificação dos coeficientes internos e externos na Análise SWOT.

Ela é uma extensão da matriz SWOT tradicional, que se concentra em fazer um diagnóstico da situação atual da empresa. A SWOT cruzada, por outro lado, tem como foco a definição de estratégias e preparação para um plano de ação para colocar em prática após a identificação de fatores internos e externos que influenciam no desempenho da empresa.

A SWOT cruzada é uma ferramenta valiosa para empresas de todos os tamanhos, pois ajuda a identificar áreas de melhoria e oportunidades de crescimento. Além disso, ela permite que as empresas se concentrem em seus pontos fortes e minimizem suas fraquezas, o que pode levar a um desempenho financeiro melhorado.

Os benefícios da SWOT Cruzada incluem:

  • Identificação de oportunidades de crescimento;
  • Ajuda na tomada de decisões;
  • Minimização de riscos;
  • Melhoria da eficiência operacional;
  • Definição de metas e objetivos;
  • Criação de vantagens competitiva, entre outros.

Existem quatro tipos de estratégias da SWOT cruzada, sendo elas:

  1. Estratégia Ofensiva (Força x Oportunidade): A estratégia ofensiva envolve o uso de pontos fortes para aproveitar oportunidades;
  • Estratégia de Confronto (Força x Ameaça): A estratégia de confronto envolve o uso de pontos fortes para minimizar ameaças;
  • Estratégia de Reforço (Fraqueza x Oportunidade): A estratégia de reforço envolve o uso de oportunidades para superar fraquezas;
  • Estratégia Defensiva (Fraqueza x Ameaça): A estratégia defensiva envolve a minimização de fraquezas e ameaças.

Para colocar em prática a SWOT cruzada em sua empresa, separei algumas dicas, listadas abaixo:

  1. Identifique os fatores internos e externos que influenciam o desempenho da sua empresa;
  2. Crie uma matriz SWOT cruzada para visualizar os resultados da análise a partir do cruzamento dos fatores entre si;
  3. Identifique as estratégias que melhor se aplicam à sua empresa;
  4. Crie um plano de ação para implementar as estratégias escolhidas;
  5. Monitore e avalie o desempenho da sua empresa regularmente para garantir que as estratégias estejam funcionando .

Espero que essas informações ajudem você a entender melhor a SWOT cruzada e como ela pode ser usada para alavancar o seu negócio!

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Até o próximo artigo!

Redação por: Gisele Rossani, processo Comercial e Marketing da Mazzola Contabilidade. Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UNIP de Jundiaí, e cursando MBA em Marketing Digital e Estratégia de Negócios
Revisão por: Flávia Nogueira, processo ´Societário da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências Contábeis, Administração e Negócios pela Unifaccamp

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