Análise SWOT – O que é e como aplicar dentro da sua empresa

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.”

É com essa frase de John L. Beckley que começo este texto.

Ser empreendedor em pleno século XXI, num mundo globalizado, repleto de incertezas e alta competitividade, não é uma tarefa fácil. Por isso, o planejamento estratégico é um grande aliado.

Através de um bom planejamento, é possível ampliar a visão perante o mercado e organizar todas as etapas para que possam ser alcançados todos os objetivos.

E é aí que entra a Análise SWOT!

Você já ouviu falar nela? Sabe do que se trata? Sabe qual a importância dela para garantir o sucesso de uma empresa? Se a sua resposta for não, ou quiser aprender um pouco mais sobre o assunto, continue comigo neste artigo.

O que é análise SWOT?

A análise SWOT (abreviação das palavras em inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), conhecida também como análise FOFA, ou ainda matriz SWOT, é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada no marketing, em consultorias e no âmbito empresarial. Funciona como método de avaliação dos ambientes interno e externo de uma empresa e mercado, com o propósito de definir estratégias a partir de suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e ajudar na tomada de decisões mais assertivas.

Além disso, ao realizar a análise SWOT, é possível extrair um diagnóstico completo do negócio e do ambiente à sua volta:

“O objetivo da SWOT é definir estratégias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando as oportunidades e protegendo-se de ameaças.” (Vana, Monteiro & Veloch)

A SWOT é dividida da seguinte forma:

  • Ambiente Interno: O ambiente interno diz respeito aos fatores que englobam a empresa, na qual é possível ter controle de tudo que a envolve. Dentro deste ambiente estão as forças e as fraquezas.
  • Ambiente Externo: Já o ambiente externo refere-se aos fatores incontroláveis e que impactam o seu negócio, tais como, economia, legislação, tecnologia, concorrência, política, entre outros. Neste ambiente estão as oportunidades e as ameaças.

Agora que você já sabe o que é a análise SWOT, qual seu objetivo e como ela é dividida, vamos nos aprofundar um pouco mais nas 4 variáveis principais que compõem a matriz. São elas:

Forças:

As forças são as variáveis que fazem parte do ambiente interno, e que podem ser consideradas como vantagem competitiva perante os seus concorrentes. Dentre os pontos que podem ser levados em consideração estão a localização da empresa, certificações, reputação, tempo de mercado, qualidade do produto/serviço, equipe bem treinada, entre outros.

Fraquezas:

As fraquezas são as variáveis que também fazem parte do ambiente interno, porém são consideradas pontos críticos e vulneráveis, e desvantagem perante a concorrência.

Oportunidades:

As oportunidades fazem parte do ambiente externo e são os pontos que, quando conhecidos e aproveitados, podem favorecer a sua empresa.

Ameaças:

As ameaças são variáveis incontroláveis do ambiente externo e são responsáveis por criar obstáculos e afetar a sua empresa. Quando as ameaças são identificadas no início, podem ser trabalhadas num plano de ação, para impedir que prejudiquem a sua empresa.

Quais os benefícios de fazer uma análise SWOT dentro de uma empresa?

Como mencionado anteriormente, a SWOT permite ter uma visão ampla sobre o seu negócio e o ambiente à sua volta, o que traz benefícios como:

  • Ajuda na tomada de decisões;
  • Amplia a visão sobre o seu negócio e mercado;
  • Permite corrigir falhas;
  • Ajuda na definição de estratégias;
  • Permite identificar oportunidades e ameaças no mercado;
  • Ajuda a alcançar melhores resultados.

Vamos aprender a colocar em prática essa análise dentro da sua empresa?

  1. Liste todas as suas forças;
  2. Enumere todos os seus pontos fracos e que precisam ser melhorados;
  3. Descubra quais são as suas oportunidades de mercado e que podem ser aproveitadas no seu negócio;
  4. Mapeie as ameaças que impactam diretamente na sua empresa;
  5. Analise com calma todos esses fatores e escolha de 3 a 6 de cada variável;
  6. Defina estratégias a partir da combinação das suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Uma vez que você sabe como utilizar essa ferramenta estratégica e todas as vantagens que ela traz, é hora de colocar em prática!

Lembre-se: esse tipo de análise pode ser aplicado em todos os segmentos e portes de empresas. Não importa se você tem uma empresa de grande porte ou apenas uma microempresa. Aplique a análise SWOT dentro da sua empresa e garanta o sucesso dela.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para aplicar essa matriz na sua empresa? Nós podemos ajudá-lo!

Entre em contato conosco através do número (11) 96633-4295 ou envie um e-mail para contato@mazzolanet.com.br .

Temos uma equipe especializada em marketing e planejamento estratégico. Teremos o maior prazer em ajudar!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com outras pessoas!

Não esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo, sua opinião é extremamente importante para nós! Até o próximo artigo! 😉

Redação por: Gisele Rossani, processo Comercial e Marketing da Mazzola Contabilidade. Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UNIP de Jundiaí
Revisão por: Pedro Paulo Gomes Ribeiro, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Bacharel em Linguística, com especialização em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo.

4 thoughts to “Análise SWOT – O que é e como aplicar dentro da sua empresa”

    1. Olá Francisco! Esperamos que esteja tudo bem!

      Muito obrigado!! Ficamos muito felizes com o seu feedback. Esperamos ter contribuído de alguma forma.😊

      Gostaríamos de lembrar que toda semana postamos novos conteúdos.

      Um grande abraço da equipe do Blog.Mazzola!😄

    1. Olá Marlene! Tudo bem com você?

      Muito obrigado!! Esperamos ter contribuído de alguma forma.😊

      Gostaríamos de lembrar que toda semana postamos novos conteúdos.

      Um grande abraço da equipe do Blog.Mazzola!😄

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *