Do Zero ao Planejamento Estratégico

Ser empresário no Brasil não é uma tarefa fácil, cada dia é um novo aprendizado e o que quero falar hoje com você é sobre planejamento estratégico.

Mas você sabe realmente a importância de se fazer um planejamento estratégico na sua empresa? Bom, então fica comigo, pois neste post eu quero te falar sobre como levar sua empresa ao próximo nível.

A palavra “planejamento” tem uma importância muito grande no ambiente empresarial, pois mudanças acontecem todo dia e estar preparado para elas é um passo primordial e de sobrevivência, enquanto a palavra “estratégico”, significa ver de modo claro o ambiente em que a empresa está inserida.

A mentalidade empreendedora precisa estar focada na seguinte tríade: ESTRATÉGICO, TÁTICO e OPERACIONAL.

Na nossa base da pirâmide está o OPERACIONAL, que é onde muitos empreendedores focam e esquecem que há algo maior, o que explica o encerramento das atividades de muitas empresas no Brasil.

O OPERACIONAL é atividade da empresa, é aquilo que ela faz, é para aquilo que ela foi fundada, é o atendimento ao cliente, são as vendas, são as compras, é o pagamento das contas etc., porém sem tática e sem estratégia o que ocorre com os empreendedores é o “fazejamento” sem critério e sem controle.

Logo acima do OPERACIONAL, é o TÁTICO, é o como a empresa faz, são os seus procedimentos e seus roteiros de trabalho. O lado tático de uma empresa é onde há a organização, os controles, os critérios para as atividades serem concretizadas.

E por fim temos o ESTRATÉGICO, que representa o porquê de uma empresa fazer, o porquê de uma empresa estar aberta, o porquê de uma empresa crescer e prosperar.

Assim uma empresa que possui uma mentalidade estratégica e faz seu planejamento constantemente, cresce com critério e com visão de futuro, além disso engaja a equipe, pois todos estão focados em um mesmo objetivo.

Desta forma vamos começar a planejar sua empresa de uma forma estratégica?

Eu sei que muitos empreendedores sabem muito bem o lado operacional, abrem suas empresas e dão “sangue e suor” para fazer sua empresa crescer, mas antes de tudo, antes de “colocar a mão na massa” e fazer, planeje seus passos, saiba o porquê sua empresa existe só assim ela será gigante.

Prontos para começar o Planejamento Estratégico?

Pois bem, eu divido o Planejamento Estratégico de uma empresa em 5 etapas:

Uma empresa vem do sonho de um ou mais empreendedores e de toda a história de vida dessas pessoas, pois antes de pensarmos em empresa, temos que pensar em pessoas, pois são elas que fazem a diferença no mundo e criam empresas preparadas para as adversidades do mundo.

Uma empresa que possui uma história cativante, de superação, de coragem e de determinação, engaja colaboradores e clientes.

E uma boa história só é contada quando se sabe bem as técnicas de storytelling, que é a arte de contar uma boa história, com começo, meio e fim.

Assim começamos o seu planejamento estratégico: Qual é o seu sonho? Qual é a sua história?

Dando sequência e subindo o próximo degrau, vamos falar de propósito!

Quando falamos em propósito, falamos do porquê! E ter um porquê é muito importante para a mentalidade empreendedora, pois aqui estamos falando de algo muito maior, estamos falando do que te motiva a levantar da cama para trabalhar e enfrentar mais um dia de pressão.

Muitas pessoas pensam que o propósito de ter uma empresa é ter dinheiro, porém esse critério, o dinheiro, é consequência de um trabalho bem executado.

Propósito é algo  impactante que faz você e sua empresa contribuírem para o mundo de forma transformadora, gerando alegria e prazer no trabalho e na relação com o cliente.

Em resumo o propósito de uma empresa é aquilo que ela ama fazer e o que ela quer transformar no mundo.

Portanto, qual o propósito da sua empresa?

Dando continuidade, vamos para a terceira etapa: Missão!

A missão de uma empresa representa para o que ela foi criada, demonstra a importância dela para seus colaboradores e o valor entregue aos seus clientes.

Quando falamos em missão temos que pensar na razão da empresa existir, além disso a missão orienta objetivamente como ela deve atuar no mercado, tendo assim uma visão muito mais ampla do negócio.

A missão também está ligada diretamente aos objetivos institucionais e pelos motivos pelos quais ela foi criada, assim representa a sua razão de ser o que é, moldando comportamentos e atitudes de toda equipe, concretizando a essência da empresa.

Com isso, qual a missão da sua empresa?

O quarto e muito significativo degrau é o dos valores empresariais, pois eles indicam aquilo que a empresa tem como princípios e, por meio deles, toma suas decisões.

Uma empresa com valores fortes e com critério de aplicação, norteiam toda e qualquer decisão, tornando-a mais transparente.

Para falar de valores eu não poderia deixar fora dos meus comentários a empresa que admiro muito e que leva muito a sério a criteriosidade dos valores em toda e qualquer decisão, e a empresa em questão é a Disney.

A Disney possui 5 valores que norteiam as decisões da empresa e dos seus colaboradores, o melhor dizendo, seus cast members (membros do elenco):

1° Segurança

2° Cortesia

3° Inclusão

4° Show (Espetáculo)

5° Eficiência

Recentemente a Disney incluiu o 5° valor em seus direcionamentos, que é a inclusão, mostrando ao mundo a importância de integração absoluta entre as pessoas.

Os valores dão suporte para as decisões e seguem o escalonamento de prioridade para sua tomada, assim a segurança em tudo o que a Disney faz é priorizada.

A Disney segue muito bem esse critério de valores para tomada de decisão, isso a torna mais humana, transparente e a faz crescer cada dia mais.

Assim, quais são os valores da sua empresa e qual o critério de decisão?

Chegamos enfim à nossa 5ª e última etapa: Visão de Futuro!

A visão é a descrição do resultado esperado após a longa trajetória do planejamento.

Neste momento é que devemos usar muitas ferramentas de análise empresarial para pensar no futuro da empresa.

Existem várias ferramentas que podem ser usadas, porém eu gosto muito de usar em minhas consultorias as seguintes:

  1. Canvas Business Model: por meio desta ferramenta é possível ter uma visão global da empresa e como utilizar melhor os recursos a seu favor;
  2. Análise do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), verificando o fluxo de caixa da empresa, bem como o saldo atual do caixa;
  3. Cash Runway: com esta análise verificamos qual o valor das despesas fixas da empresa e qual o saldo de caixa atual, para saber quantos meses a empresa consegue sobreviver sem faturamento;
  4. SWOT e SWOT Cruzada: com esta ferramenta verificamos quais são as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças que a empresa possui, porém, sempre analisando números da DRE e Cash Runway;
  5. Planejamento estratégico com OKR: OKR significa Objetive Key Results, que são os resultados chaves que uma empresa deve buscar para atingir determinados objetivos.

O planejamento somente é completo quando se cria uma visão de longo prazo, porém com algumas visões de curto e médio prazo que sejam SMART:

SPECIFIC (Específico): toda meta deve ser específica e clara para ser atingida;

MEASURABLE (Mensurável): toda meta precisa ter um indicador para ser mensurada;

ATTAINABLE (Alcançável): toda meta precisa ser atingível para serem alcançada;

RELEVANT (Relevante): toda meta precisa ter importância e representar algo interessante para a empresa prosperar;

TIME BASE (Temporal): toda meta precisa ter prazo, ou seja, data e hora para serem atingidas.

São muitas ferramentas que dão direcionamento ao seu negócio e consequentemente criarão uma estrutura robusta para posteriormente sua empresa pensar na tática e no operacional da sua organização.

Em 2020, vendo a necessidade dos nossos clientes, nós criamos a Mazzola Soluções, uma empresa que possui a expertise para te ajudar a criar o seu planejamento estratégico do zero.

São muitas etapas, porém estudamos muito nestes últimos anos para ajudar sua empresa a pensar estrategicamente sobre futuro.

Quer conhecer o nosso trabalho e fazer o seu negócio acelerar, ou até mesmo propulsionar em 2021?

Então entre em contato conosco pelo e-mail: rodolfo@mazzolanet.com.br ou pelo telefone / WhatsApp (11) 97073-9090.

Fico muito feliz que você chegou até aqui e leu todo esse post que foi feito com muito planejamento e storytelling para te engajar a sair do ponto A para o ponto B.

Curtiu este post? Então comenta e compartilha, sua opinião é muito importante para nós.

Abraços e até a próxima,

Rodolfo Mazzola

Redação por: Rodolfo Mazzola, sócio da Mazzola Contabilidade e Mazzola Soluções.; Graduação em Ciências da Computação e Ciências Contábeis pelo Unianchieta.
Colaboração no Texto: Tamára Payão, processo de Legalização de Empresas da Mazzola Contabilidade. Graduação em Contabilidade pelo Anchieta, e Pós-Graduação em Planejamento Estratégico pelo Anchieta.
Revisão por: Gabriella Silva, processo Contábil da Mazzola Contabilidade. Cursando Ensino Superior em Ciências Contábeis pela UNIP de Jundiaí

3 thoughts to “Do Zero ao Planejamento Estratégico”

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