5 Passos para motivar sua equipe

Para trabalhar a motivação de sua equipe, é preciso entender suas necessidades e desejos. Além disso, é necessário notar que cada colaborador possui suas próprias particularidades e isso pode influenciar na maneira como ele se sente motivado. Dito isso, vamos para as dicas:  

  1. Mostre qual o papel de cada um no plano estratégico da empresa 

Em uma empresa, alinhar as metas e objetivos considerando o plano traçado pela organização e as estratégias que serão utilizadas, é fundamental. Nesse sentido, é indispensável que, através dessa análise, o papel do colaborador seja pensado e inserido dentro desse planejamento de maneira clara. Ao perceber que seu trabalho é valorizado e importante para alcançar os objetivos da empresa, o funcionário tende a se sentir reconhecido, gerando uma maior motivação para a realização de suas funções.  

Para que isso aconteça, a empresa deve possuir uma comunicação interna engajada e eficaz, pois isso fortalece os laços da equipe e contribui para um ambiente motivador.  

  1. Ofereça benefícios na forma de parcerias  

É muito comum que empresas ofereçam descontos para que os funcionários desfrutem de academias, aulas de inglês, restaurantes etc. Implementar esse tipo de benefício em sua empresa é uma opção muito interessante para gerar motivação. 

Além disso, dinâmicas de integração como eventos sociais, treinamentos e encontros informais ajudam os funcionários a se conhecerem melhor, fortalecendo os laços da equipe e gerando um sentimento de pertencimento. 

  1. Defina metas claras  

O objetivo é ter uma equipe motivada para que ela atinja os resultados de maneira eficaz. Assim, estabelecer essas metas com clareza pode ajudar a mostrar aos colaboradores como eles contribuem para os resultados globais da empresa, gerando resultados ainda melhores. 

  1. Retorne sempre um feedback 

Mesmo quando negativo, um retorno é sempre benéfico para motivar a equipe. Tanto individualmente quanto em grupo, é essencial dar feedback aos seus funcionários. Por isso, elogie quando necessário e oriente-os em relação a erros e resultados abaixo do esperado.  

  1. Ouça sua equipe  

É necessário que você demonstre para o colaborador que a voz dele é valorizada e suas contribuições são significativas para tomada de decisão. Essa interação entre o gestor e o funcionário cria um ambiente de confiança, o que é essencial para uma equipe engajada.  

  • Dica extra: Aplique o Endomarketing   

O Endomarketing é um conjunto de estratégias de marketing voltada para os colaboradores de uma empresa, ou seja, o objetivo é mudar a percepção que o funcionário possui em relação a organização em que trabalha. O sucesso dessa estratégia está diretamente ligado ao relacionamento entre empresa e funcionário.  

Nesse sentido, quando o colaborador gosta da empresa em que trabalha, dissemina a mensagem da marca para sua roda pessoal, gerando um marketing externo.  

Utilizar o Endomarketing pode motivar ainda mais seu colaborador a desempenhar suas tarefas de maneira qualificada, se sentindo valorizado, engajado e satisfeito.  

Motivar seu colaborador, não só beneficiará sua equipe, como será possível alavancar seu negócio e mudar sua empresa, criando um ambiente saudável e criativo.  

Espero que essas dicas tenham sido úteis para você! 

Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com outras pessoas!

  

Redação por: Kamilly Barbosa, processo Fiscal da Mazzola Contabilidade. Cursando Técnico em Administração pela Escolas Padre Anchieta.
Revisão por: Gislâine Schimit, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Ensino médio completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *