Habilidades para administrar uma empresa com sucesso

“Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.”(Peter Drucker)

Quando falamos em Administrador de Empresas, logo imaginamos uma pessoa que fica o dia todo em uma sala, diante do computador, fazendo ligações, mexendo com números e planilhas. Porém, a realidade não é exatamente essa hoje em dia!      

Mas será que qualquer pessoa pode administrar uma empresa?

No post de hoje, iremos abordar algumas competências e habilidades que um bom administrador precisa ter para se destacar no mercado de trabalho ou, até mesmo, gerir o seu próprio negócio.

No mercado de trabalho atual, é fundamental que o administrador tenha uma ampla visão não só da empresa que administra, mas de toda a conjuntura à sua volta. Além disso, é crucial que esteja sempre definindo metas e planejando estratégias, pois somente assim estará em condições de superar os desafios que o mercado impõe. A isso também se soma a necessidade de estar sempre aprimorando os seus processos e reinventando suas práticas administrativas, visto que serão imprescindíveis para a sua empresa conseguir se destacar no atual cenário.

Além disso, um grande administrador deve ser motivador, participativo e otimista. Precisa saber conversar e ouvir seus supervisores, gerentes e colaboradores, pois são eles que representam sua empresa. Deve estar atento à diversidade de problemas e às eventuais crises que possam vir à tona durante a sua administração, prevendo riscos e minimizando prejuízos, uma vez que essas atitudes serão determinantes para a empresa atingir a lucratividade e o sucesso.

Abaixo, listamos mais algumas competências, habilidades e atitudes que um administrador precisa ter para ser bem-sucedido:

● Ser uma pessoa organizada em seu espaço de trabalho. Saber otimizar seu tempo e ter a capacidade de definir prioridades;

● Pensar e agir rapidamente em qualquer situação, demonstrando inteligência e flexibilidade para lidar com os imprevistos;

● Ter liderança, ser referência positiva e saber conquistar o respeito e a admiração de seus colaboradores;

● Saber transmitir suas ideias, planos e visões de forma clara, para que a equipe assimile e consiga executar as suas determinações;

 ● Dar voz a todos os membros da equipe, pois a pluralidade de ideias é essencial para o fortalecimento do time;

● Acompanhar o desempenho e dar feedbacks aos colaboradores, de modo que seja possível reconhecer as pessoas que realmente estão comprometidas com o crescimento da empresa; 

● Ser criativo e inovador, apresentando novas soluções para velhos problemas;

● Ter inteligência emocional e confiança para enfrentar situações extremas;

● Buscar continuamente a atualização e ampliação dos seus conhecimentos por meio de estudos, palestras, leituras e afins. Com tantas transformações ocorrendo no mundo em que vivemos, uma formação intelectual de qualidade será um fator decisivo para aquele profissional que quiser se destacar no mercado.

E então, qual dos tópicos achou mais importante?

Lembre-se: você pode ser um grande administrador, basta definir os seus objetivos e colocar em prática as lições expostas acima. Mas se você ainda tiver alguma dúvida, nós da Mazzola Contabilidade teremos o maior prazer em auxiliar com mais informações e dicas para o seu sucesso.

E se gostou deste post, deixe seu comentário no final. Sua opinião é muito importante para nós!

Redação por: Rodrigo Montanari, processo Fiscal da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências Contábeis pela UNIP Jundiaí. 
Revisão por: Pedro Paulo Gomes Ribeiro, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Bacharel em Linguística, com especialização em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo.

5 thoughts to “Habilidades para administrar uma empresa com sucesso”

  1. Olá
    Muito bom o texto.
    Conteúdo claro e objetivo.
    Já li muitos livros e artigos sobre o assunto, extensos e as vezes cansativos. Este post é de leitura fácil e motivadora!
    Foi uma ótima revisão me minhas necessidades, principalmente neta época que temos a necessidade de sermos ainda mais produtivos, em “home office”, com melhor planejamento de tempos, criatividade e comunicação aperfeiçoada.
    Parabens pelo texto e pelas iniciativas da Mazzola.

    1. Olá Luiz! Esperamos que esteja bem!

      Muito obrigada por suas palavras. Elas são como combustível que nos dá energia para continuarmos trazendo conteúdos de qualidade e relevância! Esperamos ter contribuído de alguma forma.😊

      Gostaríamos de lembrar que toda semana postamos novos conteúdos.

      Um grande abraço da equipe do Blog.Mazzola!😄

    1. Olá Francisco, tudo bem?

      Ficamos muito felizes com o seu feedback. Isso só nos motiva!! Esperamos ter contribuído de alguma forma.😊

      Gostaríamos de lembrar que toda semana postamos novos conteúdos.

      Um grande abraço da equipe do Blog.Mazzola!😄

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *