O que Star Wars e a filosofia Jedi podem ajudar na tomada de decisão da sua empresa?

Você já parou para pensar o que realmente importa na hora de tomar uma decisão na sua empresa?

Será que seu elenco (equipe) sabe como decidir de maneira assertiva?

Neste post quero falar um pouco sobre as chaves de prioridades para a tomada de decisão.

As chaves de prioridades são os valores que uma empresa possui e que dão importância a tudo o que é feito por ela, porém são os valores que fazem todas as pessoas da empresa pensarem em como tomar a melhor decisão visando o cliente.

Gostaria de usar como exemplo a grande saga Star Wars produzida pela Lucasfilm, empresa que foi adquirida pela Disney em 2012 e que irá ilustrar este post para que possamos pensar em quais valores importam para nossa empresa.

Em Star Wars temos o “Lado da Luz” e o “Lado Sombrio” da Força, vamos explorá-los um pouco?

O “Lado da Luz” da Força representa a compaixão, a bondade, o altruísmo e a humildade. Já o “Lado Sombrio” da Força é caracterizado pelo ódio, pela raiva, pela maldade e pela ganância.

Como queremos caracterizar nossas empresas? E onde pretendemos situá-las? Na “Luz” ou nas “Trevas”?

Uma empresa que cria magia é aquela que busca o “Lado da Luz” e que proporciona a seu elenco (equipe) um ambiente saudável de compaixão e bondade. Dessa forma, provoca em seus integrantes o altruísmo e a humildade, ou seja, a preocupação com o bem-estar do cliente.

É muito importante e sadio criar um ambiente onde os valores do “Lado da Luz” sejam perseguidos, pois se não damos atenção a estes valores, facilmente um ambiente com “Lado Sombrio” da Força irá se impregnar na empresa. Se isso ocorrer, a empresa se tornará fraca de relacionamentos, com muita fofoca e maldade envolvidas.

Mas como libertar nossas empresas do “Lado Sombrio” da Força?

Com certeza, todo empreendedor quer ter em sua empresa um ambiente feliz, envolvente e sadio. Para atingir esse objetivo, precisa adotar valores fortes, únicos e sinceros para a tomada de decisão.

Uma tomada de decisão eficiente não pode deixar margem para dúvidas ou arrependimentos, por isso, deve seguir uma priorização dos valores que forem definidos pela empresa.

Voltando à saga Star Wars, quem está do “Lado da Luz” da Força são os Jedi, que usam com sabedoria o melhor da Força para trazer o bem e unir a Galáxia.

Existe uma filosofia conhecida como Código Jedi, que explica aos jovens estudantes o que significa o “Lado Sombrio” da Força e os alerta para que mantenham distância:

“Não há emoção, há a paz. Não há ignorância, há conhecimento. Não há paixão, há serenidade. Não há caos, há harmonia. Não há morte, há a Força.”

Analisando o Código Jedi, podemos entender que: 

– A primeira regra diz que quando criamos um ambiente onde a emoção predomina, não temos paz, por isso, é preciso muito cuidado para não gerar reações emocionais que nos levem à ignorância, à desinformação e à falta de comunicação;

– A segunda regra Jedi versa sobre a importância de se ter um ambiente que proporcione o conhecimento. O conhecimento nos faz entender a situação vivida, criando consciência antes de agir, evitando, assim, erros de julgamento;

– O conhecimento pode nos levar à outra complicação, que é uma concentração obsessiva e que pode nos levar ao radicalismo, perturbando a mente. Por isso, temos nossa terceira regra, que consiste em não se levar pela paixão e ter serenidade nas decisões;

– A quarta regra é bem clara, pois tendo paz e serenidade na decisão, não há caos, há harmonia.  E isso cria um ambiente confiável;

– Por fim, a última regra, postula que não há morte, há a Força, pois a decisão não será o fim de tudo e sim a certeza de que o que foi decidido é verdadeiramente correto.

Desta forma, a Força conhece todas as coisas objetivamente, é serena e não se deixa desestabilizar por emoções.

Vamos, então, aplicar a Força em nossa empresa? Vamos transformar nosso elenco (equipe) em Jedi?

Nosso elenco (equipe) precisa, antes de tomar qualquer decisão, considerar a vontade da Força. Por isso, ele precisa ser capaz de agir sem emoção, sábia e serenamente.

E como ele consegue fazer isso?

Por meio da priorização das chaves de decisão!

A Disney usa 4 chaves para decisão: Segurança, Cortesia, Show e Eficiência. E as prioriza nessa ordem mesmo!

Primeiramente, é preciso pensar na segurança de seu elenco (equipe) e de seus clientes. Posteriormente, deve-se criar um ambiente e relações de cortesia, para que, então, um espetáculo possa ser apresentado e, por fim, seja o mais eficiente possível.

Com as chaves definidas pela empresa e ordenadas para priorização, fica muito mais fácil a tomada de decisão.

Tornar um ambiente seguro, zelando pela vida das pessoas e pela sua continuidade, deve ser prioridade de todas as empresas.

A cortesia no trato com as pessoas e no local de trabalho traz mais humanidade à empresa, criando mais magia na administração do negócio.

O show (ou espetáculo) é muito importante, pois ele eleva a outro patamar o atendimento ao cliente.

E ser eficiente é o que todos os clientes esperam de uma empresa, ou seja, não querem retrabalho e exigem ser atendidos o mais rápido possível.

Estabelecendo essas prioridades para uma tomada de decisão, nosso elenco (equipe) terá consciência e estará apto a se tornar Jedi, trazendo o “Lado da Luz” da Força para nossas empresas.

“Muitas das verdades que temos dependem de nosso ponto de vista” (Mestre Yoda).

Com essa frase, quero finalizar este post, desejando “Que a Força esteja com você!”

Crie suas verdades e coloque em prática a “Luz da Força” na sua empresa.

O que achou deste post? Deixe seu comentário!

Este texto compõe a “Tríade da Magia”, livro digital que escrevi e que disponibilizo especialmente para você no menu E-book, ou pelo link www.triadedamagia.com/ebook

Até breve,

Redação por: Rodolfo Mazzola, sócio da Mazzola Contabilidade e Mazzola Soluções.; Graduação em Ciências da Computação e Ciências Contábeis pelo Unianchieta. Revisão por: Pedro Paulo Gomes Ribeiro, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Bacharel em Linguística, com especialização em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo.

6 thoughts to “O que Star Wars e a filosofia Jedi podem ajudar na tomada de decisão da sua empresa?”

    1. Olá Antonio! Tudo bem com você?😄

      Isso mesmo…não podemos desanimar!

      Ficamos muito felizes com o seu feedback! Espero que tenhamos contribuído de alguma forma!

      Um grande abraço da equipe do Blog.Mazzola!😄

      Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!!🎄🎁🎆🙏🏻

  1. A internet hoje em dia ajuda muito com informações e leva
    as pessoas aos lugares que elas nunca imaginaram, mas
    existem alguns artigos na internet que são pura perda de
    tempo. Posso dizer que seu artigo ajudou muito e também
    é extremamente útil. Obrigado pela informação e
    compartilhado no meu facebook.

    1. Olá! Esperamos que esteja bem!😄

      Muito obrigadao!! Ficamos realmente muito felizes com o seu feedback…ele é muito importante para nós! Isso só motiva a nossa equipe a produzir cada vez mais artigos que sejam relevantes e ajudem as pessoas.

      Liberamos conteúdos novos toda semana!

      Um grande abraço da equipe do Blog.Mazzola!😄

    1. Olá Heverton, espero que esteja bem!

      Muito obrigado!! Ficamos muito felizes com o seu feedback.

      Esse é o motivo pelo qual começamos este blog: levar conhecimento para as pessoas e poder contribuir positivamente de alguma forma.

      Um abraço!
      Equipe Blog.Mazzola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *