Vivemos em um mundo extremamente competitivo, principalmente quando trata-se de empreender. Para que as empresas se mantenham no mercado e destaquem-se de seus concorrentes, é necessário estar sempre em busca de novas estratégias para que cresçam cada vez mais e mais rápido, a fim de atingir bons resultados e alcançar o sucesso.
Engana-se quem pensa que para que isso aconteça, basta apenas ter uma ótima ideia e colocá-la logo em prática. Afinal, seria muito arriscado julgar que uma determinada ideia é ideal para a sua empresa sem ao menos planejar e fazer uma análise prévia.
E é aí que entra o Growth Hacking. Você já ouviu falar? Quer saber como ele pode ajudar no crescimento do seu negócio? Então continue lendo este texto!
O Growth Hacking, é uma mentalidade que tem como objetivo principal impulsionar o crescimento de uma empresa.
Para entender um pouco melhor, essa mentalidade de crescimento baseia-se em alguns pilares, sendo eles: o pensamento analítico, a criatividade e experimentos.
Além disso, é necessário seguir uma ordem de linha de raciocínio para aplicar o Growth Hacking:
- Levante o principal problema a ser solucionado na empresa e mire todos os seus esforços nele;
- Pense em ideias que podem ajudar a solucionar o problema apresentado e selecione as melhores ideias;
- Planeje como colocar em prática essas melhores ideias, faça testes para poder avaliar o desempenho posteriormente;
- Independentemente do resultado, aprenda com o sucesso ou “fracasso” das ideias colocadas em teste, e use desse aprendizado para colocar novas ideias em práticas.
Então, como aplicar o Growth Hacking na sua empresa?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é essa mentalidade e como funciona o raciocínio dela, está na hora de colocar em prática e aplicá-la no seu negócio! Por isso, separei o passo a passo de como colocar o Growth Hacking em prática. Confira abaixo:
● Defina o problema a ser solucionado: Escolha um problema a ser solucionado e foque todos os esforços nele.
● Monte uma equipe de growth: Defina um líder de crescimento (growth), e reuna uma equipe que irá fazer parte desse projeto. Detalhe minuciosamente como irá funcionar todo o processo, os objetivos e as etapas.
● Defina a NSM (métrica norte/estrela-guia): Agora é hora de definir a métrica norte (ou estrela-guia), também chamada de NSM, que nada mais é, do que, a métrica que irá nortear e medir o crescimento desejado, com base na visão da empresa e no objetivo principal naquele momento.
O NSM é extremamente importante, pois as ideias a serem pensadas devem girar em torno dela. Por exemplo: Se a visão da sua empresa é ‘ser o melhor aplicativo no segmento financeiro’, e o seu objetivo é aumentar o número de usuários, a sua NSM pode ser o número de downloads do aplicativo ou taxa de retenção dos usuários.
Com as dicas acima, é hora de colocar em prática o Ciclo de Growth. Ele é dividido em 4 fases:
Fase 1 – Análise: Nesta primeira etapa, é necessário levantar todos os dados relevantes e analisá-los. Esses dados podem ser desde informações sobre o mercado em que atua, o comportamento e características do consumidor ou até mesmo da empresa, produto ou serviço. Faça questionamentos que sejam importantes para ajudar na fase 2 (geração de ideias) e obtenha as respostas;
Fase 2 – Ideação: Com os dados levantados e analisados, agora é o momento de pedir para que toda a equipe de growth pense em ideias para solucionar o problema apresentado no início. Nessa parte do processo, nenhuma ideia é ruim ou demais. Quanto mais ideias forem geradas, melhor.
Fase 3 – Priorização: Com todas as ideias criadas, escolha as melhores ideias que se aplicam ao projeto e faça uma planilha com o nome de cada ideia e dê notas para os seguintes quesitos: impacto (efeito positivo que terá na métrica definida), confiança (da efetividade) e facilidade (de executar a ideia). Faça uma média das notas de cada ideia e escolha as duas com maior pontuação.
Fase 4 – Teste: Nessa última etapa, comece a aplicar as ideias. Faça testes e experimentações. Analise se está trazendo o resultado esperado para solucionar o problema. Após finalizar os testes, tome nota e crie relatórios para apresentar a efetividade.
Mas afinal, porque devo aplicar o Growth Hacking na minha empresa?
Se você ainda não está certo dos inúmeros benefícios e vantagens que tem a agregar nas organizações, separei uma lista com alguns pontos:
- Crescimento acelerado da empresa;
- Otimização, evitando o desperdício de tempo, energia e dinheiro;
- Gera aprendizados;
- Estimula a solução de problemas através da criatividade e experimentação;
- Mais segurança e assertividade na solução de “problemas”;
- Redução de custos;
- Estratégias eficazes baseadas em análise de dados concretos, e não em “achismos”, entre muitos outros
Por fim, gostaria de concluir dizendo que o Growth Hacking se aplica a todos os tipos de empresas e seus diversos estágios, desde grandes, médias e pequenas empresas que já estão consolidadas no mercado e almejam melhorar algum produto/serviço, por exemplo, ou que estão adentrando no mercado e desejam alavancar o seu negócio
Espero que este conteúdo tenha ajudado a compreender a importância do Growth no mundo dos negócios, e que adotar essa mentalidade ele irá ajudar no processo de crescimento de uma marca, produto ou serviço, através de pesquisas, análises de dados, criação de estratégias, reuniões de brainstorming para gerar ideias para solucionar problemas ou melhorar algum ponto, fazendo testes e experimentações, avaliando o resultado da aplicação dessas ideias e aprendendo com elas.
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Até o próximo artigo! 😉
O growth ajuda muito mesmo, estou na fase de montar a equipe, tava com algumas duvidas mas conseguir esclarecer neste artigo. Obrigado!
Olá Diego, tudo bem?
Muito bom ler isso. Ficamos muito felizes em saber que ajudamos vocês! Fique de olho no nosso blog, pois costumamos publicar novos conteúdos toda sexta-feira! 🙂