É muito comum que as empresas busquem maneiras de como conquistar novos clientes. Entretanto, se esquecem muitas vezes que, mais importante do que atrair novos clientes, é fidelizar o público que já possuem.
Fidelizar seus clientes é a forma certa para aumentar as vendas no início do ano e mantê-las num patamar satisfatório no decorrer dos meses seguintes. Afinal, já está comprovado que vender para quem já é seu cliente gera mais confiança, satisfação, fidelidade e até indicação de novos compradores.
Mas a pergunta que não quer calar é: como fidelizar os clientes?
1. Conheça seu cliente
Conhecer o cliente facilita a comunicação. O mais indicado é usar um sistema de CRM de vendas (conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente), que irá permitir entender o caminho que o cliente fez e o que ele realmente está procurando;
2. Pesquisa de Satisfação
É preciso sempre saber o que agrada ou desagrada o consumidor, corrigir e aprimorar os processos. Entender as dificuldades e apresentar novas soluções de forma clara e objetiva é fundamental para elencar quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa. Assim, será possível corrigir as falhas com rapidez, fazendo com que seu cliente se sinta confortável em comprar com você e possa até indicar novos compradores;
3. Priorize o pós-venda
Não é porque você finalizou uma venda que pode esquecer o cliente. O pós-venda é mais importante que a venda em si, pois é aí que você assegura a fidelização do cliente, demonstrando preocupação e interesse pelo que ele achou dos produtos ou serviços adquiridos. Uma boa comunicação através do B2C permite antever uma necessidade futura, agregando mais valor à relação cliente / vendedor;
4. Filtre seus clientes
Uma seleção consciente e detalhada dos clientes é uma técnica utilizada, e serve não só para aumentar as vendas como também auxilia na automação de marketing idêntico ao CRM.
Com esta automação é possível utilizar ferramentas que auxiliam na definição de grupos de clientes, selecionando aqueles aos quais será útil enviar materiais e promoções. Um exemplo típico são aqueles clientes que não compram em sua loja há vários meses. Se isso estiver ocorrendo, é hora de enviar material com novidades e alguns cupons de desconto.
Ferramentas como e-mails, WhatsApp e torpedos auxiliam no processo de fidelização, pois tornam a relação cliente / vendedor mais próxima e humanizada;
5. Novas experiências
Uma boa experiência do cliente em sua loja é um ponto essencial para a fidelização. Transforme isso em parte do seu planejamento estratégico. Crie situações que possam impactar positivamente, desde o momento em que o cliente entrar na loja ou redes sociais, até o momento em que concluir a compra.
Lembre-se também das ações de pós-venda, e sempre procure padronizar a forma de atendimento aos clientes. Isso será fundamental para definir a Missão, Visão e Valores de sua empresa;
6. Excelência no atendimento
Jamais haverá um atendimento de excelência se não houver clientes. Realize sempre em sua empresa treinamentos, palestras e atividades para desenvolver e aprimorar as técnicas de atendimento ao cliente. Defina regras claras para sua equipe de trabalho e crie documentos para relatar onde estão os erros e acertos. Dessa forma, mesmo que sua equipe sofra mudanças com o tempo, a excelência no atendimento permanecerá no DNA da empresa.
Ao focar nas vendas de início de ano, utilize discursos que sejam claros e objetivos a todos. Afinal, do que adiantará ter campanhas e promoções se a sua mensagem não atingir o público consumidor?
Com planejamento e inteligência, estas ações poderão ser usadas não somente no início do ano, mas também no decorrer dos meses seguintes.
Lembre-se: foco, objetivo e excelência no atendimento trarão excelentes resultados à sua empresa!
E então, gostou das dicas acima? Quer saber mais sobre este assunto? Comente aqui embaixo! Teremos o maior prazer em ajudá-lo!