Ter hobbies pode ajudar no seu foco e concentração

“Faça do seu trabalho um hobby e nunca mais precisará trabalhar na vida”.

Nada melhor do que começar este post citando essa frase de um autor desconhecido! E por que não? Por que não tornamos nosso trabalho um hobby? A palavra trabalho soa muito pesada para dizermos que é um hobby, não é mesmo? Mas nada o impede de dizer que, em vez de trabalho, tem apenas um hobby.

Mas antes de tudo, o que realmente significa hobby? Um hobby (que em português significa “passatempo”) é uma atividade feita por vontade própria, buscando a satisfação e momentos de alegria.

Praticar um hobby é fundamental para aliviar o estresse e as tensões existentes no trabalho, além de proporcionar um tempo de relaxamento só para si.

Hobbies podem ser atividades práticas, como cozinhar, tirar fotos, fazer  exercícios ou dedicar-se a algum esporte. Também podem ser atividades intelectuais, como escrever, ler ou assistir a bons filmes.

Ora, cozinhar, além de hobby, também é um trabalho, assim como tirar fotos ou praticar algum esporte. Por esses exemplos, podemos ver como essas noções de trabalho e hobby podem coexistir perfeitamente em nossas vidas.

Mas não precisamos transformar necessariamente nosso hobby em trabalho, podemos apenas ter algum hobby para melhorar nossa qualidade de vida.

Eu, por exemplo, tenho um hobby que é tocar bateria. Comecei quando tinha apenas 7 anos de idade e toco até hoje. E posso dizer que me ajuda muito em vários aspectos, como coordenação motora, concentração e memorização. Sinto que melhora também minhas habilidades em gestão do tempo e organização, além de me colocar em diversas culturas e aliviar o estresse do dia a dia. Mas é claro que isso tudo não se restringe apenas à bateria, qualquer tipo de instrumento pode proporcionar diversos benefícios à vida das pessoas.

Outro hobby que iniciei há pouco tempo é caminhar logo pela manhã, antes de começar a trabalhar. Com o incentivo de minha esposa, pude ver os benefícios desse hábito, como, por exemplo, ter mais disposição ao longo do dia. Já foi provado pela medicina que trabalhar os músculos do corpo também melhora a qualidade do sono, controla o colesterol e o diabetes, reduz o risco de ataques cardíacos e, claro, ajuda a perder alguns quilinhos indesejados! 😂

Tudo isso que mencionei não tem segredo. Se você procurar nos mecanismos de busca da internet, livros ou perguntar ao seu médico, todos vão dizer a mesma coisa.

Pesquisando sobre hobbies mais comuns e mais comentados para melhorar nossa performance no trabalho e na vida pessoal, acabei separando os mais importantes. Veja só: 👀

– Praticar exercícios físicos;

– Realizar trabalho voluntário;

– Ouvir Podcasts;

– Estudar um novo idioma;

– Ler livros;

– Aprender a tocar um instrumento musical.

Portanto, não deixe para depois! Coloque em prática alguns dos hobbies mencionados acima ou outros de sua preferência e verifique na prática os benefícios que poderão trazer à sua vida.

E então? Qual outro hobby você acredita ser importante para melhorar a performance no trabalho ou a qualidade de vida? Compartilhe conosco nos comentários! 😊

Até breve!

Redação por: Rodrigo Leonardi, processo TI da Mazzola Contabilidade, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo UniAnchieta. Revisão por: Pedro Paulo Gomes Ribeiro, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Bacharel em Linguística, com especialização em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.