Por que empresas digitais terão maior prosperidade nos próximos anos?

Antes de iniciar, lançamos o seguinte questionamento: investir em tecnologia vai trazer lucro para a sua empresa?

Estudos apontam que, no Brasil, apenas 5% das empresas adotam tecnologia 100% digital. Logo, nota-se que há muito mercado e espaço para crescer.

Mas antes de responder a esta questão, vamos traçar um paralelo entre a evolução do mundo e da sociedade.

Cumpre citarmos dois exemplos clássicos para exemplificar o que queremos dizer:

A Roda, quando surgiu, era de madeira, até chegar ao modelo atual. Hoje, ela pode sofrer vários impactos meteorológicos num curto espaço de tempo, como calor ou tempestades, mas ainda assim irá continuar funcionando normalmente.

Outro exemplo é o Telefone. Hoje, temos na palma de nossas mãos mais tecnologia do que o homem tinha à sua disposição quando foi à Lua pela primeira vez.

Dessa forma, percebemos que tudo tem que evoluir, e as empresas também necessitam acompanhar a evolução do mundo digital se quiserem crescer e prosperar.

As empresas que ainda utilizam a tecnologia do papel, com certeza perdem muito tempo e dinheiro para fazer todos seus controles gerenciais. Ou seja, qualquer tomada de decisão acaba sendo excessivamente dispendiosa e lenta.

Até 2024, segundo os professores da McGill University, situada em Montreal no Canadá, as empresas precisarão abandonar a tecnologia do papel, caso contrário serão ultrapassadas impiedosamente pelas empresas digitais.

E no futuro após 2024, também de acordo com os professores da McGill University, os resultados das empresas serão automáticos, e numa fração de segundos todos os empresários digitais terão em suas mãos as informações de que precisarão para tomar as melhores decisões.

Então, agora respondemos à questão inicial: sim, investir em tecnologia certamente trará lucro para sua empresa, pois:

  1. Com maior lucro, será possível fazer mais com muito menos;
  2. Estará atualizado e pronto para atender o cliente;
  3. Sua performance será muito mais rápida;
  4. Trará maior segurança aos seus dados e informações;
  5. Terá em tempo real os dados de que necessita, independentemente do seu cliente estar perto ou longe. Você terá condições de buscar por mais vendas;
  6. A atualização em tempo real de dados e sistemas lhe dará mais chances de conhecer seus clientes, produtos e processos da empresa;
  7. E, por fim, terá a oportunidade de aproveitar o tempo com outras atividades ou hobbies.

As inovações tecnológicas promovem constantes mudanças no mundo em que vivemos. Permita que essas inovações aprimorem a forma de pensar e os métodos de trabalho do seu time, e você vai ver maior rentabilidade do seu Fluxo de Caixa implementado com recursos oriundos desta digitalização.

A velocidade da mudança é assustadora para todos nós. A digitalização tem que ser feita de forma metódica, planejada e documentada. Assim, proporcionará um resultado muito maior após a implantação.

Se você necessita de ajuda para transformar o seu negócio numa empresa digital, estamos prontos para auxiliar através da nossa empresa Mazzola Soluções.

Esperamos que este post tenha ajudado a pensar nas mudanças que a Empresa Digital pode propiciar à sua empresa.

E deixe aqui nos comentários alguma questão ou sugestão que poderemos utilizar futuramente para trocar novas experiências sobre o tema.

Redação por: Leonardo Mazzola, Contador, Advogado, Consultor Empresarial e Professor Universitário. Graduado pela Unianchieta em Contabilidade e Direito, e Pós-graduado em Contabilidade, Controladoria e Auditoria pela PUC-Campinas. Possui em seu currículo, treinamentos internacionais: Disney institute, Florida Christian University em Orlando, Stanford University na Califórnia, MIT Management em Boston e McGill Executive Institute em Montreal. Sócio-diretor das empresas Mazzola Contabilidade e Mazzola Soluções.
Revisão por: Pedro Paulo Gomes Ribeiro, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Bacharel em Linguística, com especialização em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.