Pessoa certa no lugar certo: A importância da análise do Perfil Comportamental DISC nas relações de trabalho

Cuidar de pessoas é o foco principal de um departamento de Recursos Humanos e o ponto que gera muitas dúvidas é: qual o melhor cargo para determinada pessoa?

Todos os cargos além de serem bem relatados e explicados pela Descrição Funcional precisam ser avaliados pelo diagnóstico de perfil comportamental.

Há muitos anos a Mazzola avalia sua equipe usando o teste DISC para ter um diagnóstico mais próximo do ideal do perfil de cada cargo.

O teste DISC foi desenvolvido baseando-se nas teorias do psicólogo Dr. William Moulton Marston, pelo qual avaliamos as pessoas em 4 perfis comportamentais predominantes em cada um de nós:

D – Dominance (Dominância): são as pessoas que buscam resultados, são executoras por natureza, modelando seu ambiente baseando-se em desafios e obstáculos. São pessoas muito ansiosas e buscam ter resultados imediatos, porém são pessoas que buscarão resolver os problemas a todo e qualquer custo;

I – Influence (Influência): são as pessoas que trabalham com e para pessoas. São excelentes influenciadores e comunicadores, persuadindo os demais à sua volta. Gostam de muita atenção, o reconhecimento social e das atividades em grupo, além disso são automotivadas e defensores de grandes causas;

S – Steadiness (Estabilidade): são pessoas cooperativas, excelentes ouvintes, apresentando boas soluções para conflitos, além de serem planejadoras por natureza. Buscam melhores resultados, baseando-se em fatos já comprovados que funcionam, são motivados pela possibilidade de estabilidade emocional e financeira, são pessoas altamente confiáveis;

C – Concientiousness (Conformidade): são pessoas extremamente técnicas e analistas, possuindo muita qualidade na execução das tarefas. Buscam a conformidade de forma acentuada por serem muito atentas aos detalhes. Pensam de forma analítica, sendo precisos e diplomáticos em seus comentários.

Além disso, podemos combinar os dois perfis mais relevantes de uma pessoa para encontrar qual é o estilo dela lidar com pessoas e processos, para isso temos 12 estilos diferentes combinados.

Certo, mas como isso pode ajudar o RH a colocar a pessoa certa no lugar certo?

Simplesmente fazendo a relação entre o perfil comportamental do cargo com o perfil comportamental do colaborador.

Mas como assim?

Bom, vamos lá…

Nossos estudos apontaram que existe sim um melhor perfil comportamental para cada cargo, onde verificamos se a pessoa que ocupará determinada função precisa ter maior Dominância, Influência, Estabilidade ou Conformidade sobre pessoas e processos.

Por exemplo, se pensarmos no cargo de Assistente Administrativo, função essa de grande relevância para todas as empresas, pois executa várias atividades ligadas à administração da empresa: compras de material de escritório, lidar com emissão de notas fiscais, cuidar de pessoas, cuidar de contas a pagar e a receber etc., ela precisa ter mais calma, estabilidade, planejamento, ter atenção aos detalhes e muita precisão no que será feito, assim o melhor perfil combinado para o cargo será de Estabilidade e Conformidade, ou seja, SC.

O cargo combinado SC representa o Perseverante, que é um estilo de comportamento que trabalha muito bem quando está focado em uma tarefa específica, sendo pessoas confiáveis, pois cuidarão para que todas as informações estejam corretas sempre.

Ao contratar ou promover uma pessoa a Assistente Administrativo, avalia-se se ela tem esse perfil perseverante, caso não tenha, porém possui outras qualidades, pode-se avaliar o que falta para essa pessoa ter as qualidades que o cargo requer.

São muitas as possibilidades de estilo e comportamento, por isso dedique um tempo razoável para cuidar da sua equipe.

Abaixo temos um exemplo do novo serviço que a Mazzola Soluções está oferecendo aos seus clientes:

Por meio deste relatório é possível analisar o que o cargo necessita e como é a pessoa, para assim, com o diagnóstico das competências comportamentais verificar o que é preciso cuidar para que o colaborador possa melhorar em cada item, encaixando-se no perfil comportamental exato para o cargo.

Verifica-se por este relatório que o cargo tem um match comportamental de 91,74%, ou seja, bem próximo do ideal, facilitando para o gestor treinar sua equipe onde ela realmente necessita.

Além de fazer esse match comportamental, por meio do nosso relatório conseguimos fazer uma análise completa do perfil do colaborador e do cargo:

Quer ter a análise completa de seus colaboradores na sua empresa?

Entre em contato conosco pelo telefone (11)97073-9090 ou pelo e-mail rodolfo@mazzolanet.com.br.

Ter a pessoa certa no lugar certo na sua empresa é criar oportunidades de melhoria contínua para seu negócio, é ter um melhor ambiente de trabalho, é ter pessoas engajadas e motivadas para o que elas fazem de melhor.

Traga soluções para sua empresa!

Até breve!

Redação por: Rodolfo Mazzola, sócio da Mazzola Contabilidade e Mazzola Soluções.; Graduação em Ciências da Computação e Ciências Contábeis pelo Unianchieta.
Revisão por: Cíntia Calixto, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.