Os 4 segredos da prosperidade

Vivemos um momento ímpar em nossa sociedade, onde a fragilidade e a ansiedade das pessoas fazem com que tenhamos uma não linearidade de fatos, ou seja, não há controle e conexões visíveis, criando um momento de incompreensibilidade.

Em 2018, foi identificado que este novo momento é chamado de FANI: FRÁGIL, ANSIOSO, NÃO LINEAR e INCOMPREENSÍVEL.

E hoje, após uma pandemia vivenciada da COVID19, vemos esse mundo em evidência, porém não podemos parar simplesmente nossa vida diante de toda essa fragilidade e ansiedade do mundo e sim buscar a nossa prosperidade de vida.

Mas afinal, o que é ter uma vida próspera?

Ter uma vida próspera é fazer o melhor que você pode, com as habilidades e atitudes que você possui para entregar o seu melhor ao mundo, buscando melhorar a cada dia, aprendendo sempre e dando soluções aos desafios encontrados.

Além disso, uma vida próspera é quando você sai da zona de conforto, resiste aos momentos ruins que te fariam abandonar uma oportunidade e por fim você compartilha essa experiência com o mundo.

Sem mais delongas, e sendo objetivo, os 4 segredos para encontrar a prosperidade da vida são: PROPÓSITO, AMBIÇÃO, AUTOCONFIANÇA e AUDÁCIA.

PROPÓSITO

Ter um propósito na vida é o ponto de partida para ter-se uma vida próspera!

Propósito é o que te faz querer mais, é o que te faz acordar pela manhã e fazer acontecer, é o que te faz encontrar solução para os problemas e enfrentar cada desafio como uma oportunidade de crescimento pessoal.

Simon Sinek, em seu livro COMECE PELO PORQUÊ, explica que uma vida com sentido está no senso do propósito, pois elas poderão dar o melhor de si a cada dia em favor de uma causa nobre e específica.

Quem passa pelo mundo não sabendo qual o seu sentido na vida, leva uma vida dura, às vezes amarga, às vezes doce, porém sem rumo, afinal: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”, já dizia o gato em Alice no País das Maravilhas.

Assim, ter um propósito na vida é ter a clareza de saber o porquê você faz o que faz, é ter a convicção do que está fazendo é o certo para sua vida, para que você almeje sonhos maiores e crescentes, afinal a prosperidade é quando você pega o seu propósito de vida e vai ao encontro de uma oportunidade de sucesso.

Mas como descobrir o seu propósito de vida?

Essa é uma das perguntas mais difíceis de serem respondidas, porém é ela que fará você encontrar sua prosperidade.

Vamos lá à algumas dicas:

  1. Você já pensou no que te motiva todo dia?
  2. O que mais te anima e te deixa entusiasmado para executar suas tarefas?
  3. O que te deixa feliz?
  4. Como você se define?
  5. E por fim, qual o legado que você quer deixar no mundo?

São 5 perguntas que merecem toda a sua atenção, e pode ter certeza de que a partir do momento que você encontra o seu propósito na vida, todo o resto fará sentido.

O propósito é a base de tudo para você prosperar e criar uma vida com mais sentido e humanidade, como já dizia o filósofo Aristóteles: “Propósito é quando os seus talentos encontram as necessidades do mundo”.

A dica final para você encontrar a seu propósito é: volte às suas origens e veja o que você fez de melhor na vida regressa que alegrou as pessoas que te amam e são a razão da sua existência, não busque seu propósito no mundo externo, ele está dentro de você.

Caso queira se aprofundar mais, recomendo a leitura dos dois livros de Simon Sinek, COMECE PELO PORQUÊ e ENCONTRE O SEU PORQUÊ.

Tudo na sua vida começa pelo PROPÓSITO!

AMBIÇÃO

Ambição é o anseio de alcançar determinado objetivo de obter sucesso, é quando você deseja fortemente conquistar algo. Esta conquista pode ser ganhos financeiros, uma melhor posição no ambiente de trabalho ou até mesmo um estilo de vida combinando com seus ideais.

A ambição é o que te faz crescer e buscar sempre mais, afinal ela será o combustível do seu sucesso, pois sua ambição é o que você quer TER quando crescer.

Quando você atinge a prosperidade, alimentando sua alma com sucesso, significa que você teve a ambição certa para crescer na vida.

Mas vamos lá, e é muito importante que você saiba que ter ambição sem ter um propósito bem definido é GANÂNCIA.

A ganância leva às pessoas a uma vida fraca, sem sentido, criando uma vida ruim, além disso ela é inimiga da prosperidade, pois a pessoa tem até ganhos momentâneos, mas não sabendo o que fazer com ele, leva-se uma vida sem prosperidade.

Baseando no seu propósito de vida, o que você quer TER quando crescer?

AUTOCONFIANÇA

Autoconfiança é quando você sabe o que pode fazer para conquistar seu sucesso e sua prosperidade, pois você entende que só depende dos seus conhecimentos, do seu propósito e da sua ambição para ser quem você deseja SER na vida.

Quando você tem convicção que pode fazer o que precisa ser feito para realizar algo, você tem sua autoconfiança sob controle.

Mas veja, ter autoconfiança, primeiramente, requer que você se prepare, estude, aprenda, avalie, reavalie e se conheça muito bem.

Assim a autoconfiança faz com que você tenha prazo de conclusão para acontecer o que você quer, por isso seja específico e saiba o porquê você quer o quer.

Muito cuidado com excesso de autoconfiança, pois ela em demasia cria-se a ARROGÂNCIA, e de nada adianta ser autoconfiante ao extremo e não confiar nas pessoas, pois lembre-se você não sabe de tudo.

Invista em você, pois o aprendizado contínuo te levará à prosperidade. Como dizia Steve Jobs: “Permaneça faminto, permaneça tolo”, ou seja, esteja sempre faminto para aprender mais e esteja tolo para não se sentir a pessoa que sabe de tudo, tenha a humildade de aprender coisas novas todos os dias.

Seja autêntico na vida, pois o mais importante não é o que você já sabe e sim o tamanho da sua disposição para aprender o que você não sabe.

Tomando como base seu propósito, o que você quer SER quando crescer?

AUDÁCIA

Audácia é arriscar para fazer aquilo que precisa ser feito e aquilo que você quer que aconteça na sua vida próspera, acreditando que vai dar certo.

Se você tem um propósito bem definido, sabe onde quer chegar e tem o conhecimento necessário para isso, então é necessário ter coragem e audácia para executar as ações para ter-se uma vida próspera.

Santos Dumont, Walt Disney, Steve Jobs, Elon Musk, Martin Luther King, Alexander Graham Bell e Leonardo da Vinci são exemplos de pessoas audaciosas.

A principal característica entre eles é que todos possuíam um propósito de vida bem definido, para que pudessem planejar o que precisava ser feito para que fossem lembrados por muitos e muitos anos.

Todos foram resilientes e determinados a executar seu propósito de vida, pois audácia sem propósito é AVENTURA, mas audácia com propósito é impulso para a realização de ações extraordinárias.

Por fim, ser audacioso é usar sua autoconfiança para buscar aquilo que você ambiciona!

Mas lembre-se, o seu propósito é a base de tudo.

A pergunta final é: com base no seu propósito, o que você quer FAZER quando crescer?

RESUMO

  • os 4 segredos de uma vida próspera são: PROPÓSITO, AMBIÇÃO, AUTOCONFIANÇA e AUDÁCIA;
  • a base de uma vida próspera começa pelo propósito;
  • ambição é o desejo intenso de buscar determinadas metas e objetivos;
  • ambição sem propósito é ganância;
  • autoconfiança é aquilo que você sabe que pode fazer;
  • autoconfiança sem propósito é arrogância;
  • audácia é arriscar para fazer aquilo que você quer fazer, acreditando que vai dar certo;
  • audácia sem propósito é aventura.

Chegamos ao fim de mais um post, espero ter contribuído para que você persiga sua vida próspera, afinal “os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência”, Henry Ford.

Se você gostou deste post, curta e compartilhe!

Até breve!

Redação por: Rodolfo Mazzola, sócio da Mazzola Contabilidade e Mazzola Soluções.; Graduação em Ciências da Computação e Ciências Contábeis pelo Unianchieta.
Revisão por: Cíntia Calixto, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *