Mulheres de Negócios: Desafios de uma mulher empreendedora

Olá! Começaremos esse artigo de uma maneira diferente do habitual, hoje não querendo trazer somente informações com base no tema “Mulheres Empreendedoras”, mas destacando o quanto a figura feminina tem tomado força no ambiente corporativo. 

Neste mês de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e nada mais poderíamos escolher falar do que a maneira como as mulheres tem composto suas trajetórias profissionais.

As mulheres vêm conquistando espaço no ambiente empreendedor. Com números crescendo a cada ano, cada vez mais temos visto esse espaço sendo “dominado” por elas. E por isso neste artigo, iremos abordar os desafios e as oportunidades que as mulheres têm, quando o assunto é negócios. 

Acompanhe!

Desafios do empreendedorismo feminino

Começar um negócio, passando por todas as etapas desse processo, desde o planejamento até a prática não é um percurso nada fácil.

Segundo a pesquisa Empreendedorismo Feminino no Brasil, publicada em 2019 pelo Sebrae em parceria com o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), atualmente, já existem 24 milhões de mulheres empreendedoras no nosso país. Mas, para continuar a conquistar esse espaço, elas ainda têm que enfrentar muitos obstáculos, que vão desde a dificuldade em conciliar vida pessoal e profissional até o preconceito de gênero.

Dentro dos desafios pessoais enfrentados pelas mulheres, podemos destacar um: Dar o primeiro passo, já que pensar em conciliar lar, filhos e o trabalho externo não é algo tão simples. 

A mulher ainda carrega consigo esse “dever” da multitarefa e lidar com isso inicialmente talvez seja o grande primeiro desafio.

Já dentro do ambiente profissional, as mulheres possuem baixo acesso capital para investir em suas empresas, até com juros mais altos nos bancos. Assim, as mulheres empreendedoras são constantemente questionadas sobre a sua capacidade de conciliar a jornada profissional com a responsabilidade da maternidade e vida pessoal, sendo um longo caminho a ser percorrido.

Felizmente, essas dificuldades vêm diminuindo, conforme o mercado reconhece o talento e valorizam cada vez mais essa figura tão bem representada a quem seguem mesmo em meio aos desafios propostos para o amadurecimento de seus sonhos.

Oportunidades do empreendedorismo feminino

Quem pensa que a vida da mulher empreendedora é feita somente de desafios, está muito enganado. Apesar de todas as dificuldades, existem diversas oportunidades para elas, que facilitam um pouco esse grande desafio que é empreender.

As mulheres possuem diversas características, habilidades e qualidades que auxiliam quando o assunto é gestão de negócios. Entre elas podemos citar aspectos como a busca por mais capacitação e desenvolvimento profissional, visão analítica, flexibilidade, gestão de conflito e tempo, atenção aos detalhes, e muito mais.

Além disso, existem redes de apoio feminino, em diversos formatos, como podcast, blog, perfil no Instagram, página no Facebook, canais no Youtube, entre outros. Confira abaixo algumas sugestões de redes de apoio feminino que separamos para inspirar as empreendedoras:

  • PoupeCast: é um podcast voltado para o mundo das finanças e mercado financeiro em geral;
  • Empreendidelas – Empreendedorismo Feminino na Prática: também é um podcast, porém voltado para a troca de experiências sobre negócios, mercado de trabalho e outros assuntos relacionados à vida pessoal e profissional das mulheres;
  • Rede Mulher Empreendedora: é a primeira e maior plataforma de empreendedorismo do Brasil, que tem como objetivo de integrar, capacitar e fazer a troca de conhecimentos entre mulheres empreendedoras e/ou que buscam abrir um novo negócio;
  • Continue Curioso: é um canal no YouTube que mostra a vida de pessoas que trocaram a vida de CLT para se dedicarem ao seu próprio negócio;
  • Espaçonave: também é um canal no YouTube, no qual o dono do canal, Rafa Cappai, entrevista diversos empreendedores, que contam um pouco sobre sua trajetória e mostram que empreender é possível e dá certo, sim.

Ao decidirem por empreender, as mulheres acabam tendo a oportunidade de conquistarem sua autonomia financeira e de se tornarem a protagonista da sua própria vida. Por fim, empreender traz a oportunidade identificar seu talento, ou algum segmento que você se identifique e fazer algo que realmente ame, além de trazer benefícios como: poder gerar mais empregos (inclusive para as mulheres) e deixar um legado pessoal.

Dicas importantes para o empreendedorismo feminino

Sabemos que empreendedor não é nenhuma tarefa fácil, e que empreender sendo uma mulher, é menos ainda. Mas agora que você sabe um pouco mais sobre os desafios e as oportunidades do empreendedorismo feminino, que tal conferir algumas dicas importantes que escolhemos para te ajudar nessa jornada?

  • Empreender não é uma tarefa nada fácil: A jornada será feita de acertos e erros, por isso, seja persistente! Não desista quando as coisas ficarem difíceis;
  • Esteja preparada: Estude o mercado, a concorrência, o seu público e a sua área de atuação. Faça cursos, se capacite, busque informações e troque experiências que irão te ajudar nessa nova jornada;
  • Estipule o capital inicial da sua empresa para evitar dores de cabeça. Ele é o dinheiro necessário para se abrir uma empresa e mantê-la funcionando enquanto o seu negócio ainda não traz lucros;
  • Tenha um capital de giro, ou seja, tenha uma reserva de dinheiro para a manutenção da empresa e a garantia de continuidade dela; 
  • Aprenda a gerenciar o seu tempo: Separe uma parte do seu dia para se dedicar completamente e inteiramente ao seu negócio;
  • Construa uma rede de apoio: O início de um novo empreendimento pode ser bem árduo e exaustivo, por isso, ter uma rede de apoio com pessoas que você possa contar, pode tornar a caminhada mais fácil;
  • Escolha um escritório de contabilidade de confiança e que seja realmente um parceiro de negócio.

Bônus: Mulheres empreendedoras de sucesso

Como um bônus para encerrar esse artigo, separamos alguns exemplos de grandes mulheres empreendedoras do Brasil para inspirar você. Confira abaixo:

  • Luiza Helena Trajano: Nascida em Franca/SP, em 09 de outubro de 1948, Luiza é uma empresária brasileira, mais conhecida por ter fundado a empresa Magazine Luiza. Antes de se tornar uma empreendedora de sucesso e referência, já trabalhou em áreas como cobrança e vendas. Em 2021 foi listada pela Revista Forbes como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.
Luiza Helena Trajano
  • Zica Assis: Nascida em 1960 em uma comunidade no Rio de Janeiro, Heloísa Assis, mais conhecida como Zica Assis, é uma mulher negra e brasileira, que já trabalhou como babá e empregada doméstica, é a cofundadora e sócia da empresa Beleza Natural, maior rede de salões do Brasil especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados.
Zica Assis
  • Paola Carosella: Nascida em Buenos Aires, na Argentina, em 30 de outubro de 1972, Paola é chef de cozinha e empresária. Com ascendência italiana e naturalizada brasileira, é dona do restaurante Arturito e do café La Guapa, e conhecida também por ter sido jurada no programa de culinária Masterchef do Brasil. Em 2014, foi eleita pela Folha de São Paulo como a melhor chef.
Paola Carosella
  • Cristina Junqueira: Nascida em 1984, no Ribeirão Preto/SP, Cristina é uma engenheira e empresária brasileira, e uma das fundadoras da Nubank. Em 2021, foi eleita a segunda mulher mais rica do Brasil, ficando atrás apenas de Luiza Helena Trajano. Em 2021, sua empresa foi considerada como o banco mais valioso da América Latina.
Cristina Junqueira

É por acreditar na força das mulheres nos negócios que desenvolvemos esse artigo. Esperamos que todas que o lerem se sintam inspiradas e impulsionadas a empreender, realizando sonhos que muitas vezes ficam apenas no papel pelo medo de lidar com tantas tarefas e com o “empreender”. Destacamos também, que a Mazzola Contabilidade tem todo apoio necessário para as mulheres empreendedoras, que estão pensando em abrir um novo negócio, ou até mesmo já possuem empresa aberta.

Te esperamos no próximo texto e um Feliz Dia das Mulheres à todas!

Redação por: Anna Caroline de Moraes, processo Administrativo da Mazzola Contabilidade. Cursando Psicologia pelo Anchieta.
Redação por: Gisele Rossani, processo Comercial e Marketing da Mazzola Contabilidade. Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UNIP de Jundiaí.
Revisão por: Gabriella Silva, processo Contábil da Mazzola Contabilidade. Cursando Ensino Superior em Ciências Contábeis pela UNIP de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *