Marketing Sensorial – O que é e como aplicar no seu negócio?

Para quem é empresário e empreendedor, provavelmente já está (ou deveria estar) familiarizado com o marketing, afinal ele é fundamental para o sucesso de um negócio.

De acordo com Philip Kotler “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com lucro.”

Sendo assim, o marketing está ligado diretamente com criar estratégias com o objetivo de promover uma empresa, produto ou serviço, e fazer com que o público-alvo almejado compre o que está sendo ofertado.

Existem diversas formas de criar estratégias de marketing para empresas, tais como: marketing digital, marketing tradicional, marketing de conteúdo, inbound e outbound marketing, marketing de relacionamento, marketing sensorial, entre muitos outros.

E o texto de hoje irá falar exatamente sobre o marketing sensorial.

Você já ouviu falar? Sabe o que é? Quer aprender como ele pode ajudar no seu negócio?

Então continue lendo esse artigo, pois ele foi preparado especialmente para você! 😉

O que é o marketing sensorial?

O marketing sensorial é uma estratégia que tem como intuito estimular os cinco sentidos do corpo humano, sendo eles:

  • Visão: É um dos sentidos mais poderosos que temos, sendo que 70% das informações que uma pessoa recebe vêm através da visão. Para esse sentido, podem ser utilizados estratégias como cores, imagens, textos, layouts da loja, organização dos produtos na vitrine, iluminação, decoração, fontes ou formas. Dessa forma, o cliente irá sempre associar esses elementos a sua marca;
  • Audição: Utilizar músicas e sons, pode influenciar os seus clientes a irem para uma determinada direção. Por isso, veja os estímulos auditivos que podem se encaixar com a sua marca e com o seu público. Use esse sentido a seu favor e transforme a experiência do seu cliente;
  • Olfato: A memória olfativa é a mais longa e que perdura entre os demais sentidos. Por isso, escolha um cheiro ou aroma para ser característico da sua marca e ser lembrado pelo seu público consumidor. Uma dica: se a sua empresa é do ramo alimentício, use do próprio aroma do seu produto para atrair as pessoas;
  • Tato: As pessoas gostam de pegar ou tocar os produtos com as mãos, e sentir de fato as formas e texturas. Permitir que os consumidores tenham esse contato com o seu produto fará com que ele se aproxime mais ajude na validação para a decisão de compra. Um bom exemplo disso seria com uma loja de móveis, que permite que as pessoas analisem de perto o conforto, aconchego e funcionalidade do produto;
  • Paladar: Para decidir se você quer comprar um produto que nunca experimentou antes (a não ser que você seja curioso ou te indicaram), é preciso degustar antes. Por isso, é interessante entregar uma pequena amostra do seu produto para que as pessoas experimentem e vejam se gostam, e então decidir comprar. Mas engana-se quem pensa que esse sentido em específico se resume a empresas de produtos alimentícios. Qualquer empresa pode utilizar dessa estratégia, seja oferecendo um café, uma água, algum lanchinho, uma bala ou chocolate. Isso fará com que a espera, seja transformada em uma experiência agradável e aconchegante.

Além disso, esse tipo de estratégia é uma ótima opção para ajudar no aumento das vendas e juntamente entregar uma experiência para os seus clientes.

Como o marketing sensorial funciona?

Essa estratégia baseia-se na ideia de que todos os sentidos podem e devem ser utilizados a favor do negócio, para atrair o seu consumidor. Ou seja, através da criatividade e dos cinco sentidos, busca impactar as pessoas, de forma a criar uma conexão com a sua marca, fortalecendo o vínculo entre ambas as partes através dos estímulos sensoriais.

Por isso, use e desfrute de um ou mais sentidos para construir uma narrativa que faça sentido para a sua marca e para o seu público.

Alguns dos recursos que podem ser utilizados são músicas, aromas, vitrines luminosas, degustações.

Quais são os benefícios do marketing sensorial?

Além do fato do marketing sensorial ser um grande aliado e influenciar no processo de decisão de compra do seu cliente, ele traz diversos outros benefícios, tais como:

  • Gera conexão com o seu cliente;
  • Proporciona uma experiência;
  • Fideliza o seu público;
  • Aumento das vendas;
  • Indicação para outras pessoas;
  • Diferenciação da concorrência entre muitos outros.

Segue abaixo alguns vídeos de marcas que fizeram excelentes campanhas de marketing sensorial:

É importante lembrar que as estratégias criadas precisam sempre estar alinhadas com a identidade, os valores e propósitos da sua marca, assim como o objetivo da mensagem a ser passada e as necessidades e desejos do seu público-alvo.

Por fim, podemos afirmar que além de todos as vantagens mencionadas acima, esse tipo de estratégia fará com que o seu cliente crie uma memória com a sua empresa, e que fará com que ele sempre associe os sentidos utilizados com a sua marca. Independente do tamanho da sua empresa, deixo como dica final: crie estratégias sensoriais, se diferencie do mercado, crie conexão emocional com os seus clientes, fidelize e aumente as suas vendas.

Espero que tenha gostado desse conteúdo e que ele tenha ajudado de alguma forma!

Até o próximo artigo! 😉

Redação por: Gisele Rossani, processo Comercial e Marketing da Mazzola Contabilidade. Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UNIP de Jundiaí, e cursando MBA em Marketing Digital e Estratégia de Negócios
Revisão por: Cíntia Calixto, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí

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