Liderança Compartilhada em Tempos de Crise

Inicialmente, vamos conceituar Liderança como sendo o ato de influenciar as pessoas, com o intuito de atingir um propósito. Não podemos considerar que ser Líder é apenas ter um título, como CEO, Diretor ou Gerente.

Temos o Líder que usa da autoridade vertical, isto é, aquele que sempre adota a lógica do “faça apenas o que eu mando”.

Mas o correto no nosso ponto de vista é o Líder que usa da influência.

O que diferencia o verdadeiro Líder é o seu posicionamento em relação aos seus liderados.

Nos dias de hoje, é muito difícil liderar com a velocidade com que as coisas acontecem, logo, não há como nos apegarmos ao cargo e funções exercidas.

A Internet nos dá acesso a tudo a cada momento e a computação em Nuvem nos trouxe a capacidade de processar dados de forma infinita.

Um exemplo é o Google, que é bem-sucedido porque sempre está olhando para o lugar certo. O que quisermos saber, ele tem as informações.

E daí eu lhe pergunto:

Estamos filtrando as informações certas para o nosso time? Ele sabe o que é útil ou não?

Desta forma, você precisa se cercar de grandes pessoas, precisa ter os melhores profissionais ao seu lado, pois somente assim conseguirá inovar sempre.

A criação da influência, no nosso ponto de vista, se faz a partir de uma equipe com os melhores profissionais. Fazer um feedback a intervalos regulares, do Líder pelos liderados e vice-versa, é de suma importância.

O profissional deve estar alinhado com os demais, do contrário irá trazer problemas para toda a organização.

Liderança requer que todos conheçam suas funções e suas responsabilidades.

A Liderança precisa ter prestação de contas. Você precisa buscar a Liderança da Humildade, precisa estar rodeado de pessoas melhores que você. E reconhecer isso, publicamente.

Outra dica é que as perguntas são mais importantes que as respostas. Devemos influenciar as pessoas para que se apaixonem pela solução de problemas. Ou seja, foque no talento do seu liderado, assim você irá incentivá-lo a ter criatividade para poder resolver os problemas.

Podemos também utilizar da ferramenta “Líder de Projeto”, assim todos podem ser Líderes dentro da equipe, num espaço de tempo predeterminado.

Concluindo, vemos que a Liderança da Influência é a chave para poder ser um Líder melhor. E nesse processo, estar cercado de profissionais melhores que você, também tem um papel decisivo.

Esperamos que este post tenha ajudado você a pensar nas mudanças pelas quais todos precisaremos passar.

Deixe aqui nos comentários alguma questão ou sugestão que poderemos utilizar para trocar novas experiências sobre o tema.

Redação por: Leonardo Mazzola, Empresário Contábil, Sócio da Mazzola Contabilidade, Advogado e Professor Universitário. Pós-Graduado em Contabilidade, Controladoria e Auditoria pela PUC-Campinas. Revisão por: Pedro Paulo Gomes Ribeiro, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Bacharel em Linguística, com especialização em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *