“Inbound Marketing”? O que significa isso?

Vem comigo que hoje eu vou te ajudar a entender o que é esse tal de ‘’Inbound Marketing’’ e como ele pode te ajudar a conquistar mais clientes e consumidores investindo menos em propagandas! Mas como assim? Isso é possível?

Vem que eu te conto!

Inbound Marketing, no português ‘’marketing de entrada’’, é uma estratégia do marketing focada em atrair, converter e encantar clientes, isso mesmo, uma estratégia! E é claro que você consegue usar!

O Marketing de atração foge do conceito tradicional de publicidade e tem o objetivo de gerar uma conexão maior com o publico alvo por meio de 3 pilares:

  • Marketing de Conteúdo
  • SEO
  • Estratégias em redes sociais

Todos nós sabemos que estamos constantemente em evolução e transformação dos nossos meios de comunicação, juntamente com isso, surgem novas visões e novas abordagens mais atuais pra conquistar o público alvo e é muito importante que estejamos atentos e alinhados com elas.

A ideia é a seguinte: primeiro você mostra o seu valor e só depois passa a oferecer seus produtos e soluções.

A internet já está um pouco cansada da forma padrão como todos estão divulgando seus produtos e serviços, é preciso muito mais para conquistar de fato o seu público alvo. As pessoas precisam acreditar e confiar que o que você tem pra oferecer é realmente relevante na vida dela. E para demonstrar isso utilizamos técnicas como a do Inbound Marketing.

A estratégia é dividida em fases e vamos conhecer cada uma delas e como você pode aplicar no seu negócio.

1ª FASE – FUNIL DE VENDAS (Topo do funil)

Nessa primeira fase o objetivo principal será conquistar a confiança do seu público-alvo.

E como fazer isso?

Criando conteúdo que prove por A + B que a sua empresa ou o seu serviço tem tudo para facilitar a vida do seu cliente potencial.  Esse conteúdo pode ser divulgado por exemplo: via blog, newsletters e redes sociais.

Você deve criar conteúdos que serão aparentemente sem compromisso de conversão para vendas, que abordem temas que, até então, são dúvidas que passam pela cabeça do seu público-alvo.

2ª FASE – FUNIL DE VENDAS (Meio do funil)

Nessa segunda fase iremos aumentar a relevância o valor percebido pelo seu cliente potencial, transformando esses conteúdos em oportunidades de vendas. Agora vamos afunilar um pouco mais, aproximando o seu cliente de uma mensagem que tenha um pouco mais de intenção de conversão, oferecendo nas entrelinhas o seu produto ou serviço.

A ideia é que na 2ª fase você crie conteúdos que induzam e/ou levantem questionamentos no seu público-alvo e que a resposta deles seja o seu produto ou serviço.

3ª FASE – FUNIL DE VENDAS (Fundo do funil)

Depois de aplicada a primeira e a segunda fase, o seu cliente já tem certeza que aquele produto ou serviço atende às necessidades e vai facilitar a vida dele.

Porém, ainda surge uma dúvida: qual empresa devo escolher?

E é aí que você entra com estratégias para demonstrar o porquê você se destaca da sua concorrência. Essa estratégia pode ser materializada em forma de conteúdos explicando a funcionalidade do seu produto/serviço, depoimentos de clientes, comparativos de mercado e etc.

Mostre para o seu cliente qual o seu diferencial!

Nessa última fase também entraremos exatamente na estratégia de provar o valor da sua empresa ou serviço pro cliente através de uma proposta de venda atrativa. Mas cuidado! O que essa fase tem de importante, também pode ser uma cilada! Você deve ir com cautela e não utilizar propostas muito invasivas, use a sutileza.

Percebe que até pouco tempo atrás a principal forma de abordagem das empresas era utilizando essa 3ª fase, mas de forma direta? Porém, hoje já não funciona mais pois é necessário, primeiramente, que conquistemos a confiança do nosso cliente mostrando nosso valor e nossa autoridade no assunto e só então apresentamos o produto/serviço que oferecemos.

No texto de hoje trouxe um pouquinho sobre esse tema que está tão em alta, e agora que você já sabe o que é e como aplicar, não perca tempo! Estude, se aprofunde e invista no ‘’Inbound Marketing’’ da sua empresa e qualquer dúvida, estamos à sua disposição. Espero que esse conteúdo tenha te ajudado de alguma forma, deixe seu comentário e vamos juntos em busca do sucesso.

Redação por: Juliana Marinho Farias, processo Fiscal da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências Contábeis pela Estácio.
Revisão por: Cíntia Calixto, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí

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