Google Ads: Entenda o que é e por que investir

Quando pensamos em estratégias de marketing, vendas e propaganda no universo digital, logo pensamos em redes sociais (tais como Facebook e Instagram), e deduzimos que estas são as melhores e, às vezes, únicas opções que temos. Mas o que todos esquecem (ou não têm conhecimento), é que existe outra forma de anunciar que está tão presente em nossas vidas quanto as redes sociais: o Google!

O Google é uma empresa multinacional dos Estados Unidos, que oferece diversos serviços online, tais como Google Fotos, Google Tradutor, Google Maps, Google Meu Negócio (já temos um post aqui no blog falando sobre isso, para acessar clique aqui) e, o mais conhecido, a ferramenta de busca do Google.

A ferramenta de busca do Google é utilizada para diversas finalidades, dentre elas, fazer consultas para compra de produtos e serviços. São cerca de 3,3 bilhões de buscas realizadas diariamente no Google e mais de 90% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar algo (seja de forma online ou nos estabelecimentos físicos).

E já que a grande maioria dos consumidores estão online, por que não utilizar isso a favor do seu negócio?

No post de hoje falarei sobre uma das ferramentas mais poderosas que temos dentro do Marketing Digital e que é um dos produtos mais rentáveis do Google: o Google Ads (ou antigo Google Adwords).

O Google Ads nada mais é do que uma ferramenta de marketing que permite que você crie anúncios para sua empresa com o objetivo de oferecer seu serviço/produto para os seus clientes em potencial no exato momento em que eles pesquisaram no Google o que você está ofertando, através de palavras-chaves e links de direcionamento.

Mas como o Google Ads funciona?

Sempre que alguém pesquisar algo na ferramenta de busca do Google, o Ads vai realizar um leilão pela palavra-chave pesquisada. A escolha das palavras-chaves, juntamente com o índice de qualidade e o lance de CPC, (Custo por Clique, ou seja, o quanto você está disposto a pagar por clique) irão determinar a posição em que o seu anúncio irá aparecer na página do buscador.

A ferramenta permite anunciar em diversas plataformas, tais como:

  • Rede de pesquisa: anúncios exibidos na rede de busca do Google;
  • Rede de display: anúncios exibidos em outros websites e blogs;
  • Google Shopping: anúncios exibidos na rede de busca do Google na opção shopping;
  • Youtube: anúncios exibidos dentro do Youtube, seja antes ou durante a exibição de um vídeo na plataforma;
  • Aplicativos: anúncios exibidos dentro da plataforma Google Play Store.

Além disso, a ferramenta disponibiliza os seguintes objetivos para a campanha:

  • Vendas;
  • Leads;
  • Tráfego do website;
  • Consideração de produtos e marcas;
  • Alcance e reconhecimento da marca.

Tudo depende do que você quer anunciar, para quem e com qual propósito. É necessário avaliar os diversos fatores que englobam a sua campanha, e escolher o mais adequado para garantir a efetividade do seu anúncio.

Separamos algumas vantagens e benefícios que se obtêm ao investir no Google Ads. Confira abaixo:

  • Eficiência: é como se diz: quem anuncia para todo mundo, não anuncia para ninguém. Através da escolha das palavras-chaves que irão compor o seu anúncio, será possível garantir que somente pessoas que tenham interesse no produto/serviço serão impactadas pelo seu anúncio;
  • Segmentação: você determina o seu público-alvo (idade, sexo, etc.) e geograficamente onde o anúncio será exibido (global ou local);
  • Mensagem assertiva: comunique-se com o seu público através de uma mensagem atrativa e que mostre que a sua empresa tem a “solução” para o “problema” do seu cliente em potencial;
  • Controle financeiro: você é quem determina o orçamento da sua campanha. Defina um orçamento mensal de acordo com o que você pode investir;
  • Relatórios e mensuração: a ferramenta ainda permite que você avalie o resultado da sua campanha através da geração de relatórios. Isso faz com que você consiga avaliar qual anúncio está dando certo, se as palavras-chaves escolhidas estão atraindo o público correto, entre outros.

Para finalizar, é importante ressaltar que para anunciar no Ads é possível utilizar tanto o link do seu website, quanto o link de uma rede social. Mas lembrando que, quando utilizado o link do seu site, ele traz uma análise mais completa.

Abra uma conta no Google Ads, produza uma campanha, defina seu objetivo, decida onde anunciar, segmente seu público, determine seu orçamento, escolha as palavras-chaves, crie sua mensagem e avalie os resultados.

Garanta que a sua empresa tenha uma presença digital e apareça para as pessoas certas, na hora certa, no lugar certo e com a mensagem certa. Invista em anúncio no Google Ads e garanta o sucesso do seu negócio!

E aí? A sua empresa investe no Google Ads? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários.

Até o próximo post! 😉

Redação por: Gisele Rossani, processo Comercial e Marketing da Mazzola Contabilidade. Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UNIP de Jundiaí. Revisão por: Pedro Paulo Gomes Ribeiro, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Bacharel em Linguística, com especialização em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo.

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