CONTADOR & EMPRESÁRIO: UMA PARCERIA IMPLACÁVEL

Para poder gerir um negócio da melhor forma possível, é imprescindível que você possua dados e informações sobre a sua empresa para auxiliá-lo nas tomadas de decisão no seu dia a dia. Estes dados, por sua vez, são levantados pela contabilidade da sua empresa, que é a responsável por realizar todos os registros financeiros, societários, fiscais e trabalhistas.

O contador, antigamente conhecido como “guarda livros”, consegue atuar de maneira estratégica, indo além dos simples registros contábeis, realizando todo um diagnóstico da entidade. Dessa forma, após ter todas as transações registradas, fica mais fácil identificar onde se deve agir e, então, efetuar o gerenciamento.

Porém, antes de tudo, precisamos deixar alguns pontos claros: as responsabilidades de cada um:

• Contador:

O Contador é o profissional responsável por fazer os registros contábeis e as entregas de todas as obrigações acessórias de uma empresa – declarações mensais/trimestrais/anuais para as diversas esferas da administração pública: Federal, Estadual e Municipal.

Exemplos de algumas obrigações acessórias:

  1. DIMOB: Declaração anual para empresas com atividades imobiliárias;
  2. DeSTDA: Declaração destinada para empresas do Simples Nacional que tiveram (no mês) tributação de ICMS (substituição tributária – ST e/ou diferença de alíquota – DIFALI);
  3. DCTF: Declaração mensal para empresas do Lucro Real, Presumido e Isentas, com o intuito de demonstrar os impostos federais e sua devida quitação.

Este profissional precisa ser formado em Ciências Contábeis e possuir seu registro ativo pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Atualmente, com o auxílio de novas tecnologias, consegue otimizar seu tempo na preparação e entrega das rotinas contábeis, além de ser capaz de produzir dados que têm o objetivo de ajudar o empresário.

• Empresário:

O Empresário é o responsável pela empresa e tem o dever de compilar todas as informações e enviar para o contador, sendo necessário ter um certo conhecimento da área para poder entender e realizar as tarefas, principalmente as de responsabilidade direto ao Fisco, como, por exemplo, emissão de notas fiscais.

Para que essa parceria funcione, ambos devem compartilhar valores semelhantes. E contratar os serviços de uma contabilidade não significa para o empresário isenção total da responsabilidade. Por isso, não negligencie informações! Lembrando ainda que é dever do contador cumprir as lei e/ou regulamentos impostos, mas também é possível buscar alternativas dentro lei para contribuir com o crescimento das empresas.

Listamos, ainda, as principais informações que devem ser enviadas para a contabilidade de sua empresa, a fim de contribuir ainda mais para essa parceria ser implacável:

Extratos Bancários – Envie os extratos bancários, tanto de conta corrente como de conta aplicação, assim é possível realizar todo o registro financeiro, como por exemplo: impostos retidos, rendimentos, cobrança de tarifas, juros e/ou IOF;

Relatórios Financeiros – Estes ajudam a identificar os pagamentos e recebimentos. Podem ser relatórios exportados de um sistema ou planilhas financeiras. É imprescindível que os relatórios possuam informações, tais como: nome do fornecedor/cliente, número da nota fiscal, data da transação, valor pago/recebido, e deve conferir com o saldo bancário;

            • Comprovantes de Pagamento de Impostos – O envio destes é fundamental, visto que, caso haja algum erro na hora de realizar o pagamento de um imposto, será necessário entrar com um processo na Receita Federal para compensar ou restituir o valor pago;

            • Apólices – No caso de contratação de seguros, deve ser enviada a apólice de seguro para realizar sua contabilização;

            • Contratos – Importante enviar todos os contratos fechados no CNPJ da empresa, sejam eles de contratação de empréstimos, aluguel de imóveis e/ou maquinários, etc.

OBS: No caso de aluguel pago para pessoa física na contraparte, o mesmo possui incidência de imposto! Quaisquer dúvidas, entrar em contato com o departamento contábil!

            Com o propósito de ajudar nossos clientes no que for preciso, a Mazzola Contabilidade disponibiliza uma plataforma que possibilita o envio dos documentos de forma totalmente digital, além de possuir um número de telefone para cada departamento, visando facilitar a comunicação.

Caso você, empresário, tenha interesse em fazer parte do time da Mazzola Contabilidade, entre em contato pelo número (11) 96633-4295. Será um imenso prazer tê-lo como nosso parceiro!

Até o próximo post !☺♥

Redação por: Kethelyn Siqueira, processo Contábil da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista.
Revisão por: Pedro Paulo Gomes Ribeiro, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Bacharel em Linguística, com especialização em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.