Como você irá sair da quarentena?

Durante a pandemia, várias mudanças aconteceram. As empresas que tinham a opção de se reinventar, buscaram alternativas para manter o seu negócio da melhor maneira possível, seja com o Home Office ou utilizando aplicativos de comunicação e vendas.

Transmitir informações por meio físico se tornou inviável em muitos casos e, após alguns dias, vimos que não precisamos de tanto papel quanto imaginávamos. Conversas que eram feitas em reuniões presenciais ou até em um simples bate-papo, se converteram em chamadas de vídeo. A assinatura digital está sendo mais utilizada em documentos. Essas são algumas mudanças que estão acontecendo em nível global, mas se nos atentarmos às pequenas decisões e novos hábitos que estão se disseminando, vamos ver que muitos deles estão moldando novas práticas no nosso dia a dia, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Apesar das muitas preocupações que estamos tendo com a pandemia da Covid-19, que chegam a saturar o pensamento, devemos manter a calma e perceber que algumas mudanças são temporárias e, inclusive, podem ser positivas, caso melhorem a realização das tarefas diárias, a qualidade de vida das pessoas e as rotinas de trabalho de uma empresa.

No âmbito empresarial, para saber o que traz benefício ou não, precisamos entender o que foi feito e qual o propósito, para aprender com as experiências que trouxeram um bom resultado e incorporá-las à realidade da empresa.

É importante criar o hábito, mesmo que em um momento futuro, de pensar e anotar sobre o que foi feito para resolver um determinado problema. Anote em algum lugar de fácil acesso quais foram as medidas tomadas, tanto em nível operacional, quanto tático ou estratégico. Isso dará fundamento a uma análise posterior de todo o processo, abrindo o caminho para a descoberta de novas soluções.

Curiosidade:

Aqui na Mazzola Contabilidade, utilizamos o Sistema de Gestão Qualidade (SGQ) e somos certificados pela ISO-9001.

Seguindo as determinações do programa de certificação, temos dentro de cada processo um documento específico para cada tipo de situação, de modo que possamos ter o controle das nossas rotinas e sejamos capazes de aprimorar nossos procedimentos de forma contínua.

Apoiados na análise de indicadores, efetuamos reuniões mensais para avaliar a eficiência dos processos. Isso é fundamental para as tomadas de decisões e para a saúde dos processos, além de promover uma comunicação mais efetiva entre as diferentes áreas da empresa e controlar de maneira mais segura a entrada e saída de informações.

Após o término da quarentena, algumas empresas voltarão à sua normalidade, outras irão manter as mudanças implementadas no período da pandemia, tais como as vendas por aplicativos ou o Home Office. Cada caso é específico e deve ser analisado com atenção, pois é uma oportunidade que pode ser utilizada para melhoria ou pode se tornar uma preocupação no futuro. Será fundamental ter informações precisas, para poder tomar a melhor decisão e escolher qual caminho seguir a partir do momento em que deixarem de existir as restrições impostas pela Covid-19.

O que não se pode aceitar é o retrocesso. Para continuar trabalhando com excelência e inovação, será de vital importância ter consciência de todas as mudanças que estão acontecendo. Os clientes são exigentes, e escolherão as empresas que oferecerem o melhor atendimento.

E sua empresa, mudou muito? Há algum problema ou caso de sucesso que queira compartilhar? Deixe um comentário!

Redação por: Cauã Crivellaro, processo TI da Mazzola Contabilidade. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC de Jundiaí. Revisão por: Pedro Paulo Gomes Ribeiro, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Bacharel em Linguística, com especialização em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *