Como utilizar o Instagram para alavancar o seu negócio

O Instagram se tornou uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo, são mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Várias empresas do mundo todo já usam o Instagram para melhorar os seus ganhos. E o melhor: é uma ferramenta gratuita! No post de hoje, você vai saber por que o Instagram é uma boa plataforma online para muitos negócios e como o seu pode ser beneficiado com isso.

O Instagram é uma rede social gratuita, focada principalmente no compartilhamento de imagens e vídeos. No entanto, nos últimos anos, têm sido liberadas cada vez mais ferramentas que podem ajudar diversos empreendedores a venderem os seus produtos ou serviços.  Apesar de ser uma ferramenta gratuita e de fácil utilização, existem muitas empresas que ainda precisam aproveitar o que o Instagram tem a oferecer. Se esse é o seu caso, continue lendo este post!

Ao criar o seu perfil na plataforma, é possível optar por uma conta comercial. Nela você poderá inserir informações de contato do seu negócio, como e-mail, telefone e endereço físico. Aproveite esses recursos e faça do seu Instagram uma revista online do seu negócio! Aqui vão algumas dicas para você começar o seu perfil:

  • Coloque uma foto de boa qualidade com a logomarca da sua empresa;
  • Faça uma biografia simples e direta sobre o que a sua empresa faz;
  • Direcione o público para os seus outros canais: adicione o link do seu site ou fanpage na sua biografia.

Perfil criado, agora é hora de pensar no conteúdo!

No Instagram, imagem é tudo! Não adianta ir para o Instagram e publicar imagens de baixa qualidade, com conteúdos que não foram bem pensados. Para ter uma presença profissional, você precisa ter uma identidade visual organizada.

O ideal seria contratar alguém especializado para criar o conteúdo, mas caso não seja possível efetuar tal investimento, existem algumas plataformas gratuitas que podem ajudar. Uma boa sugestão é o aplicativo Canva, nele é possível criar imagens de qualidade profissional de forma simples e prática. No próprio Instagram também existe uma série de perfis de pessoas que ensinam sobre a ferramenta. Na aba de busca, digite ‘’Instagram para Negócios’’, e lá vão aparecer várias opções de perfis. 

Na hora de decidir quais conteúdos postar, lembre-se de fazer isso de forma estratégica. É importante refletir: que tipo de pessoa a minha empresa ajuda? De que forma? Fazendo o quê? Que dicas eu poderia dar para ajudar esse potencial cliente?

Abaixo estão listados alguns exemplos de postagens que você pode utilizar para criar uma conexão com o seu público e assim atrair interesse para o seu produto:

  • Dê dicas diárias e práticas;
  • Faça uma enquete sobre seu nicho na ferramenta ‘’Story’’;
  • Publique notícias atuais e relevantes dentro do seu nicho;
  • Use as funcionalidades do app (enquete, perguntas, adicione músicas, localização);
  • Dê dicas de vídeos, séries, livros e podcasts;
  • Mostre os depoimentos dos clientes (abra uma caixinha de perguntas e peça feedback dos seus clientes);
  • Poste fotos de clientes utilizando os seus produtos;
  • Conte a história da sua marca através de fotos que mostrem a essência do seu negócio.

Com essas dicas, você já consegue ter um excelente começo!

Seja curioso(a): pesquise perfis do mesmo segmento que o seu e estude seus concorrentes. Também é interessante estudar perfis de outros segmentos para incrementar o seu repertório com novas ideias.

Outra dica importante para que o seu perfil dê o retorno que você espera é gerar engajamento. Mas o que seria isso? É a forma como as pessoas interagem com os conteúdos publicados em redes sociais. As interações indicam que os assuntos abordados são interessantes para aquele público e, por isso, os algoritmos da rede tendem a entregar o seu conteúdo para que mais pessoas vejam.

E para isso, existem estratégias que ajudam a aumentar esse engajamento. Abaixo, seguem algumas que podem auxiliar:

  1. Crie conteúdo de alta qualidade;
  2. Seja consistente;
  3. Mostre os bastidores;
  4. Humanize o seu perfil;
  5. Crie anúncios direcionados para o seu público-alvo (Instagram Ads);
  6. Utilize os stories para alcançar mais pessoas.

E a lição mais importante: pessoas se conectam com pessoas! Ser presente, constante, relevante, gerar valor, ser admirado e desejado, é uma estratégia de branding. Se você quer vender, precisa criar conexão emocional com o seu público-alvo.

Gostou do post de hoje? Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência? Deixe um comentário, ficaremos muito felizes em ajudá-lo(a)!

Redação por: Juliana Marinho Farias, processo Fiscal da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências Contábeis pela Estácio.
Revisão por: Pedro Paulo Gomes Ribeiro, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Bacharel em Linguística, com especialização em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo.

One thought to “Como utilizar o Instagram para alavancar o seu negócio”

  1. Gostei da sua publicação e conseguir tirar algumas dúvidas
    que eu tinha e não sabia ao certo onde procurar para
    poder esclarecer. Também possuo um site gratuito de
    utilidade pública e gostaria que você conhecesse. E quem
    sabe até trocarmos experiências sobre SEO ou marketing
    digital em nosso segmento. Agradeço à atenção e que
    Deus nos abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.