Como aplicar a sustentabilidade empresarial dentro da sua empresa?

A sustentabilidade tem sido bastante discutida na atualidade, mas falamos em sustentabilidade empresarial?

Neste artigo, você vai entender como funciona a sustentabilidade empresarial e como aplicá-la dentro da sua empresa.

Primeiramente, vamos entender o que é sustentabilidade. Ela nada mais é que a preservação de um recurso ou sistema. O conceito está relacionado a como se deve operar em todos os aspectos relacionados à natureza, de modo a alcançar o chamado desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento sustentável visa proteger o planeta e atender a carência humana. Isso significa que os recursos naturais utilizados de forma sustentável sempre existirão, e também poderão ser usufruídos pelas gerações futuras.

Agora que explicamos o que é sustentabilidade, podemos falar sobre sustentabilidade empresarial. Ela pode ser definida como as práticas que uma empresa adota, tendo em vista o seu desenvolvimento.

Com o aumento da compreensão da sociedade em relação à ambiência, cresce também a demanda por serviços e produtos com menor impacto no meio social. Cada vez mais, os consumidores buscam produtos e serviços condizentes com a conceituação de desenvolvimento sustentável empresarial.

Nos últimos anos, os consumidores têm se mostrado mais exigentes na hora de selecionar os produtos que irão utilizar no seu cotidiano. Buscar e praticar a sustentabilidade são ações importantes para que a sua empresa tenha uma boa imagem perante esses consumidores.

A sustentabilidade empresarial trará mais credibilidade para o seu negócio, além de alavancar o crescimento da sua empresa.

Mas não se engane, os consumidores não procuram por empresas que têm atitudes falsas e superficiais. A empresa precisa ter adotado as práticas sustentáveis e obtido resultados verdadeiros e significativos.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) criou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Ele é uma importante ferramenta de análise e comparação de empresas com ações na Bolsa de Valores. A finalidade é mostrar aos investidores como essas empresas adotam práticas de desenvolvimento sustentável.

E então, gostou? Quer saber como colocar isso em prática? Venha conosco.

Afinal, por que a sustentabilidade empresarial é tão importante?

Sabemos que, nos dias de hoje, a tendência do consumo é procurar por produtos veganos e cruelty-free. Assim, inovar no mercado de sustentabilidade trará novos clientes, evitando que a empresa fique para trás neste mercado tão promissor.

O veganismo é uma prática que se caracteriza por evitar o uso de produtos derivados de animais, seja na alimentação ou no vestuário.

Cruelty-free é uma prática que consiste em não fazer testes em animais.

Aqui vão algumas dicas de como você pode inserir a sustentabilidade no seu local de trabalho:

  • Diminuir o índice de impressões;
  • Diminuir o uso de copos descartáveis;
  • Desenvolver práticas de produção para garantir a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho;
  • Economizar água;
  • Produzir commodities e prestar serviços que não coloquem em risco a saúde física e mental dos clientes;
  • Economizar energia elétrica;
  • Cumprir as leis trabalhistas do país;
  • Separar os lixos corretamente; 
  • Usar sacos de lixo biodegradáveis;
  • Não empregar trabalho infantil, forçado ou escravo em nenhuma circunstância;
  • Enfatizar sempre a importância da saúde física e mental dos colaboradores.

De fato, para implantar a política da sustentabilidade dentro da sua empresa, será necessário elaborar um plano estratégico, montando ações com a equipe e evidenciando a política que a empresa deseja seguir. Conscientize sua equipe e domine o conhecimento, promova treinamentos e viabilize projetos educacionais.

Um local de trabalho que já está passando por um processo de transição para se tornar uma empresa mais sustentável, deve sempre ressaltar a importância da saúde física e mental dos colaboradores.

Aqui na Mazzola Contabilidade, adotamos algumas práticas sustentáveis em nosso cotidiano, tais como, reciclagem do lixo de maneira seletiva, uso de uma segunda tela para auxiliar na rotina de trabalho dos colaboradores e descarte correto de pilhas, papel e eletrônicos, de modo a auxiliar na reciclagem desses materiais. Além disso, adotamos o uso de canecas individuais, a fim de diminuir a utilização de copos descartáveis.

No ano de 2017, nosso índice de impressões atingiu a marca de 135.671 páginas, e neste ano de 2020 conseguimos reduzir para apenas 21.740.

Estas são apenas algumas medidas que implantamos aqui, mas há diversas outras que podem ser implementadas para contribuir com o meio ambiente.

Consideramos que através de comportamentos e hábitos em pequena escala, podemos contribuir para um mundo melhor! 🤗⠀


E então, gostou do artigo?

Quais atividades sustentáveis sua empresa pratica? Compartilhe conosco nos comentários!

Redação por: Ângela Teles, processo Administrativo da Mazzola Contabilidade, cursando Ciências Contábeis pelo Anchieta.
Revisão por: Pedro Paulo Gomes Ribeiro, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Bacharel em Linguística, com especialização em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.