Como ampliar o seu repertório e melhorar a sua criatividade

A palavra CRIATIVIDADE pode ser definida como a qualidade característica de um indivíduo capaz de criar, inventar e inovar nas mais diversas áreas, usando sua imaginação e repertório de informações que traz consigo.

Muitos pensam que a criatividade é um dom que já nasce com as pessoas. Mas é aí que está o engano! Ela nada mais é do que uma técnica, que exige aperfeiçoamento e prática contínua. E para aperfeiçoar essa técnica é necessário exercitar a mente para manter-se criativo e até mesmo melhorar a sua linha de pensamento.

Mas, afinal, como fazer isso? Como melhorar o seu repertório e consequentemente sua criatividade? Qual é a sua bagagem cultural?

No cenário atual que estamos vivendo, o uso da criatividade está sendo fundamental para os empresários, seja para criar estratégias, impulsionar o seu negócio, fazer adaptações ou achar uma solução para esse novo mercado.

Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a ampliar seu repertório e melhorar sua criatividade! Veja abaixo:

  •  Leia constantemente: essa é a primeira e uma das mais importantes dicas. Leia livros, artigos, jornais, revistas, blogs, notícias, etc. O importante é ler sobre conteúdos variados. A leitura é uma fonte de conhecimento e aprendizado. O hábito de ler expande nossos horizontes, aprimora a nossa capacidade de nos expressarmos, aguça nossa habilidade para linkar fatos e dados relevantes e ainda desperta nossa imaginação e criatividade;
  •  Observe o mundo à sua volta: seja um observador do que está acontecendo à sua volta. O que está acontecendo no mundo? O que as pessoas estão discutindo? O que está sendo noticiado? Qual a tendência atual? O que está em alta? Busque por informações, pesquise e mantenha-se informado. Através da sua percepção de mundo, grandes ideias podem surgir;
  •  Assista: este momento, considerado como entretenimento e descontração, pode tornar-se também um momento para aprendizagem. Por isso, assista a filmes, séries, documentários, webinar, vídeos, lives, noticiários, entre outros;
  •  Conheça e converse com novas pessoas: conhecer e conversar com outras pessoas permite que você tenha uma troca de conhecimentos, informações, experiências, opiniões e ideias, muitas vezes, diferentes da sua. E isso é muito bom! Você acaba aprendendo coisas novas e enxergando por outro ponto de vista;
  •  Viaje: sabemos que no momento não é possível viajar, mas não se preocupe. Quando o período da pandemia terminar, viaje! Conheça novos lugares, explore novas culturas, amplie seu conhecimento e visão de mundo. Quando viajamos, crescemos como seres humanos. Você com certeza vai aprender muita coisa com isso;
  •  Ouça música: assim como a leitura, o hábito de ouvir música é uma ótima fonte de inspiração, ajudando na expansão de horizontes, melhorando a capacidade de nos expressarmos, além de estimular nossa imaginação e criatividade. Mas é importante ouvir os mais variados gêneros, dando preferência aos estilos de música que você não está acostumado a ouvir;
  •  Saia da sua zona de conforto: a nossa última dica nada mais é do que um convite para sair da sua zona de conforto. Isso mesmo! FUJA DA SUA ROTINA! Talvez um novo idioma, um novo curso, um novo hobby, novas experiências, novos hábitos…não importa o que seja. Apenas tente algo novo.

BÔNUS: COLOCANDO A CRIATIVIDADE EM PRÁTICA!

Agora que você já sabe como expandir o seu repertório, comece a colocar em prática:

  1. Defina o problema: antes de querer achar uma solução, defina o problema. Isso torna o processo criativo mais fácil;
  2. Faça um brainstorming (“chuva de ideias”): coloque todas as ideias no papel. Isso facilita a visualização;
  3. Não tenha medo: arrisque-se! Não pare na primeira, tenha várias ideias. Não descarte nenhuma. Tenha as ideias mais “insanas”. Nenhuma ideia é totalmente ruim;
  4. Discuta com mais pessoas: lance o desafio de achar uma solução para o problema. Deixe em aberto para as pessoas darem sugestões. Busque pela ajuda de seus colegas de trabalho. É aí que podem surgir as melhores soluções!

O repertório funciona como uma biblioteca na nossa cabeça, que armazena os mais diversos tipos de informações. Aprenda a escolher as melhores informações armazenadas nessa biblioteca e desbloqueie a sua capacidade criativa.

Ter repertório não só ajuda a ter novas ideias, como também a descobrir soluções para problemas. O mundo à nossa volta é a maior fonte de informações a que podemos ter acesso. Tudo o que vemos, sentimos, cheiramos, ouvimos, tocamos, observamos, compartilhamos, aprendemos e experienciamos fortalece e abastece o nosso repertório.

Como foi dito anteriormente, a criatividade não é dom, é técnica que exige aperfeiçoamento e abastecimento. Por isso, abasteça a sua bagagem cultural e o seu repertório. Ela é como um combustível para a criatividade.

E você? Você prática algumas das dicas acima? Tem alguma outra diferente das que citamos acima? Comente aqui embaixo, vamos compartilhar nossas experiências.

Um grande abraço! E até breve! 😉

Por: Gisele de Sá Rossani, Assistente de Marketing da Mazzola Contabilidade (Redação) e Pedro Paulo Gomes Ribeiro, Assistente de Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade (Revisão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *