6 Passos para se tornar mais resiliente

É das emoções que surgem a intuição, a motivação e a criatividade. Elas nos permitem também desenvolver a empatia e compreensão a respeito dos outros e de si mesmo. Então, saber lidar com as emoções e fortalecê-las, faz melhorar consideravelmente a qualidade das relações a dois, com a família, com os amigos, com os colegas de trabalho e com a sociedade de modo geral.

Quando se tem conhecimento e um controle maior das emoções fica muito mais fácil encarar os problemas do dia a dia ou até mesmo encontrar aquele estímulo que estava faltando para ir atrás do que se deseja. Tornar-se mais forte emocionalmente requer uma tomada de consciência e uma disposição para mudança dos maus hábitos adquiridos ao longo da vida.

Pessoas emocionalmente fortes possuem inteligência emocional, que é a aptidão para identificar as suas próprias emoções, as emoções dos outros e lidar com isso de uma maneira equilibrada. São pessoas que decidem as coisas com calma, que ouvem o que o outro diz, aconselham com gentileza, oferecem ajuda quando necessário. Esses são comportamentos comuns das pessoas dotadas de inteligência emocional. A pessoa entra no seu problema para ouvi-lo, ampará-lo, mas não se contamina por ele, não permite que as reações emocionais das outras pessoas contaminem a sua vida.

Quem possui inteligência emocional também não fica se queixando. Esse comportamento é daquele que se enxerga como vítima e não vê solução para o seu problema, enquanto o inteligente emocional raramente se sente vítima, porque sempre procura soluções. Ele pensa em como vai lidar com aquele problema de uma forma construtiva, em como vai sair daquela situação aprendendo alguma coisa.

Abaixo, algumas atitudes que você pode começar a adaptar na sua vida e que vai fazer uma grande diferença nessa fortaleza emocional que você quer construir:

1- Seja honesto com você: a capacidade de enfrentar problemas é o que faz a diferença na força emocional de uma pessoa. Se você tem algum obstáculo para superar, tem que ser honesto e franco consigo. Pense o quanto é ruim acabar se machucando por algo que você não viu, não sabe o que é, ou não entende. Não se esquive do que está acontecendo no seu interior, não minta para si mesmo, nem crie uma realidade paralela para esconder o que você precisa enfrentar.

Você pode se distrair nas reder sociais, assistir TV, fazer algo que lhe dê prazer, mas isso não pode ser usado como fuga dos seus problemas ou um artifício para se esconder do mundo real. Por mais assustador ou doloroso que algo lhe possa parecer, seja sempre honesto consigo acerca dos desafios que estão à sua frente, pedindo para ser enfrentados;

2- Pare de sentir pena de você: infelizmente coisas ruins e injustas sempre irão acontecer, mas lamentar sobre tudo só faz você desperdiçar tempo e energia. Pessoas mentalmente fortes não ficam paralisadas sentindo pena das coisas que ocorreram, ou de como foram tratadas pelos outros. Pessoas mais resilientes também sofrem, mas ao invés de se vitimizarem, buscam soluções.

Não sentir pena de si mesmo não significa que você deve se tornar uma pessoa indiferente aos sentimentos. É claro que diante algumas adversidades você tem que ter um momento para se lamentar, para se recolher. Mas o problema é quando isso parece uma doença, que o paralisa e consome, isso o impede de ser emocionalmente mais forte;

3- Deixe de lado as pequenas coisas: sabe aquelas pequenas coisas que o irritam, mas que você faz parecerem gigantescas? Se você é sensível aos pequenos incômodos que fazem parte do cotidiano, pare e pense: “ok, elas incomodam, mas será que esse incômodo justifica perder tempo e energia com isso?”

Se você aprender a ajustar a sua atitude para aceitar esses pequenos estresses da vida, você certamente vai administrar melhor as suas emoções. Por isso, tente pensar sobre o que lhe perturba sob a ótica da totalidade, ou seja, reflita de forma mais ampla sobre as coisas que lhe incomodam e pense no que você pode fazer para resolvê-las;

4- Aceite as mudanças: se há coisas que você não consegue controlar e parecem maiores que a sua capacidade de resolução dos problemas, então comece a considerar a hipótese de aceitar o que mudou e pare de brigar com as coisas dentro e fora de você. Pessoas emocionalmente fortes sabem que o mundo muda, as coisas mudam, nós mesmos estamos em constante mudança. E gastar energia tentando manter um controle das coisas para que elas nunca mudem, é deixar que as emoções dominem você.

Assim, faça uma análise sobre o que você pode construir de diferente no mundo com suas atitudes ou sentimentos, e quando você descobrir que a situação não depende do que você sente ou faz, seja mais flexível e acolha as mudanças. Quem desenvolve a capacidade de adaptação diante do inevitável, torna-se mais resiliente;

5- Não relativize suas falhas: quando você falhar em alguma coisa, assuma que errou. Não tente buscar desculpas, nem mesmo para você. Ou pior, tirar sua responsabilidade de algo que você fez. Não significa que você deve se culpar por tudo ou se maltratar, e sim, em ter a consciência exata do erro que determinou o fracasso de uma determinada situação. Ninguém pode alcançar um objetivo importante sem ter vivido uma série de erros e fracassos. Observando suas falhas, você irá usá-las a seu favor e vai encarar os próximos desafios bem mais fortalecido;

6- Pare de pensar que o mundo lhe deve alguma coisa: pessoas psicologicamente fortes e mais capazes de se refazerem internamente, sabem que o mundo não gira em torno delas e que as coisas nem sempre vão estar disponíveis como elas gostariam ou mereceriam. Cientes disso, elas têm um controle emocional bem treinado e entendem que há obstáculos que apenas com trabalho duro conseguirão superar.

 Essas pessoas realmente não esperam nada dos outros e, ao mesmo tempo, têm a consciência de que o mundo não lhes deve nada. Portanto, busque as suas conquistas dentro do que você puder ser e use os seus próprios méritos. Todos passamos por injustiças e privações nesta vida, mas o mundo não tem nenhuma dívida com você. Ficar preso a essa ideia só vai lhe enfraquecer psicologicamente.

As coisas nem sempre correm bem e nem sempre você vai conseguir o que deseja, e esta é uma realidade para todos nós, inclusive para as pessoas que parecem ter uma vida fantástica. Mas é possível começar agora a colocar em prática atitudes que façam mudar a forma como reage às adversidades e, enfim, alcançar o controle que tanto precisa para ser uma pessoa mais resiliente.

Espero que as dicas acima tenham lhe ajudado. E lembre-se: as suas emoções precisam servir a você, e não você a elas. Gostou deste conteúdo? Compartilhe com outras pessoas! Deixe seu comentário aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para nós!

Redação por: Érika Amorim, processo Fiscal da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências
Contábeis pela UNIP de Jundiaí.
Revisão por: Pedro Paulo Gomes Ribeiro, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Bacharel em Linguística, com especialização em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *