6 passos para alavancar o seu negócio

A cada dia, o mercado fica mais competitivo, por isso, sobreviver nesse grande oceano repleto de peixes, tem se tornado uma tarefa difícil. É necessário estar em constante evolução, e buscar maneiras que ajudem seu negócio a se destacar no ramo de atuação inserido, e consequentemente de seus concorrentes.

De nada adianta ficar reclamando, dizendo que a inflação está alta, que as vendas caíram ou que o país está em crise econômica. É preciso colocar a mão na massa e buscar alternativas para superar as dificuldades.

Para isso, separei algumas práticas. Confira abaixo, 6 PASSOS PARA ALAVANCAR O SEU NEGÓCIO:

1- Estude e entenda o mercado que você atua:

É extremamente importante ter conhecimento sobre o mercado que o seu negócio está inserido. Por isso, estude! Entenda como o ambiente está, quem são os seus concorrentes, como eles estão e o que estão fazendo, e faça um comparativo com a sua empresa.

2- Identifique oportunidades de negócio:

Após realizar o estudo, analise com calma as oportunidades de negócio. Entenda quem é o seu cliente, quais são os seus desejos e necessidades. Veja se há algum espaço, um vazio, uma lacuna a ser preenchido no seu nicho, preencha e ofereça ao seu público. Pode ser uma experiência, algum benefício, um atendimento personalizado entre outros. Isso com certeza irá diferenciar você dos seus concorrentes.

3- Treine e capacite a sua equipe de colaboradores:

Invista no mais valioso e importante capital das organizações: as pessoas (ou seja, sua equipe de trabalho). Afinal, eles são a linha de frente da sua empresa. Por isso, ofereça treinamentos, cursos, workshops, palestras que irão agregar no desenvolvimento profissional. O desempenho dos seus colaboradores irá refletir diretamente nos resultados e sucesso do seu negócio.

4- Invista em um bom atendimento ao cliente:

O atendimento oferecido por uma empresa pode ser (e é na maioria das vezes) fator decisivo para conquistar um novo cliente ou fidelizá-lo, efetuar uma venda ou não, entre outros. Por isso, crie uma cultura interna de atendimento e treine sua equipe. Ofereça a melhor experiência para seus clientes. Faça-os se sentirem especiais e importante. Um excelente atendimento além de reter os seus clientes atuais, pode trazer novos, através da indicação.

5- Use o marketing e a publicidade para promover a sua empresa:

Um erro muito comum, é acreditar que o marketing e a publicidade é uma despesa desnecessária para o empreendimento. É preciso entender que é um investimento para o negócio, e estratégia para apresentar, promover e divulgar sua marca, seu produto ou serviço para o mundo. Por isso, use e abuse dessas ferramentas e se destaque da concorrência.

6- Tenha um controle financeiro:

Muitas empresas fecham por não se planejarem financeiramente. Um erro que pode ser fatal. Por isso, tenha um controle financeiro, das suas receitas e suas despesas. Existem diversos softwares que ajudam nesse quesito. Tenha certeza de que um bom controle financeiro fará toda diferença para o desenvolvimento da empresa.

Essas são algumas práticas das diversas que existem e que podem ajudar! Crescer, ganhar espaço e competitividade perante o mercado e a concorrência é um trabalho árduo. Podemos dizer que é um “trabalho de formiguinha”: deve ser feito com calma, planejamento, estruturação e acompanhamento. Mas pode apostar que pouco a pouco, trará resultados e irá alavancar o seu negócio. Afinal, nada cresce sem investimento de tempo e recurso

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Até o próximo artigo! 😉

Redação por: Gisele Rossani, processo Comercial e Marketing da Mazzola Contabilidade. Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UNIP de Jundiaí.
Revisão por: Daiane Alegro Guido, processo Financeiro da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências Contábeis pela Anhanguera, e Pós Graduação em Controladoria e Finanças pelo SENAC.

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