5 Estratégias para ajudar os pequenos negócios a enfrentarem a crise do Covid-19

O avanço do novo coronavírus tem impactado no desempenho das empresas no Brasil. Isso porque uma das medidas mais importantes para reduzir a propagação da COVID-19 é o isolamento social, e as restrições de circulação aplicadas nos últimos meses têm reduzido a demanda por produtos e serviços. No entanto, existem práticas que podem ajudar na gestão do seu negócio. No post de hoje, selecionamos 5 estratégias para ajudar os pequenos negócios a enfrentarem esse período de crise.

1- CONTROLE DE GASTOS

Nesse momento de crise, principalmente uma crise como a causada pelo Covid-19, em que o faturamento das empresas fica comprometido é imprescindível ter um controle das suas finanças. Identifique a real situação financeira do seu negócio e tome decisões acertadas, com base em informações reais.  Abaixo vamos definir alguns passos para ajudar você a colocar tudo em ordem e, consequentemente, tomar as melhores decisões.

  • Faça uma análise das despesas

Liste todos os gastos, faça uma análise minuciosa e veja aonde poderão ser feitos cortes de gastos desnecessários ou que poderão ser reduzidos, como economia de energia, água etc. Nesse momento é importante que você não corte despesas que afetem a qualidade do seu produto/serviço ou demita funcionários qualificados, isso pode prejudicar a sua empresa no pós-crise.

  • Faça um levantamento das suas receitas

É importante que você faça um levantamento de tudo que a empresa tem para receber e organize por categorias: cartões, pagamentos à vista, parcelados, cheques etc.

  • Avalie quais receitas podem ser antecipadas

Após fazer um levantamento de tudo que tem para receber, você pode levantar as condições e os custos para antecipar esses recebimentos e, com isso, pode honrar os compromissos atuais, evitando dívidas.

  • Analise o seu estoque e produção

Avalie o que a sua empresa tem de estoque e pense em novas soluções. Veja se é possível fazer algum tipo de adaptação ou modificação para que possa gerar novas receitas. Caso a sua empresa não possua uma reserva financeira ou você não queira requerer a ela, talvez seja o momento de avaliar se desfazer de algum bem, como mercadorias paradas no estoque ou algum equipamento que não esteja sendo muito utilizado. Dessa forma, você poderá ter uma reserva extra e isso te dará mais segurança.

2- SOLUÇÕES DE CRÉDITO

Se mesmo recorrendo ao planejamento e organização dos gastos da sua empresa, o seu caixa continuar negativo, talvez seja hora de buscar um crédito. Nesse momento é fundamental que você saiba exatamente de quanto sua empresa precisa. É preciso fazer um planejamento financeiro para que a quantia solicitada seja realmente a necessária ao seu negócio.

  • Faça um levantamento de todo o valor que você tem em caixa e os pagamentos que precisa fazer.
  • Avalie as antecipações de vendas, elas costumam ter taxas menores que os empréstimos.
  • Simule o valor da parcela para que ela caiba no seu fluxo de caixa.
  • E por fim, analise as condições para reduzir o valor do empréstimo através das soluções oferecidas pelo governo.

3- RENEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES E CLIENTES

Negociar contratos ou cancelar contratos durante a crise é uma decisão bastante particular de cada empresário, mas, na maioria das vezes, necessária. Antes de tomar qualquer decisão mais radical, vale fazer um estudo profundo da condição do seu negócio e identificar caminhos para sair da crise da melhor maneira possível, sem prejudicar o seu crescimento ou o relacionamento com fornecedores.

As empresas que fornecem produtos ou prestam serviços para que o seu negócio funcione também se encontram na mesma situação, com isso, o melhor caminho é o diálogo, para que seja possível encontrar um caminho que seja benéfico para ambos os lados. Para cada negociação estabeleça um objetivo e limites mínimos e máximos que você pode aceitar. Trabalhe com cenários otimistas, pessimistas e realistas.

4- VENDAS ONLINE

Nesse momento é preciso repensar o seu modelo de negócio e aproveitar as oportunidades que os canais digitais têm para oferecer. Com os consumidores dentro de casa e com receio de sair para compras, os pequenos negócios precisam se adaptar para divulgar seus produtos e serviços no ambiente digital e conseguir chegar até seus clientes. Vejas algumas opções de onde você pode colocar o seu produto ou serviço à venda:

  • Através do WhatsApp.
  • Através das redes sociais: Facebook e Instagram
  • Crie sua própria loja virtual
  • Venda seus produtos em marketplaces como: Mercado Livre, Amazon, Ifood, Rappi etc.
  • Curso online (Pense na possibilidade de faturar através de videoaulas ensinando sobre como fazer o seu produto e/ou serviço)

5- O QUE O GOVERNO PODE FAZER POR VOCÊ

O Governo Federal tem formulado uma série de medidas para auxiliar cidadãos e empresas no enfrentamento dos impactos econômicos e sociais do atual momento, abaixo listamos algumas das opções que podem auxiliar você e sua empresa:

  • LEI Nº 14.020, de 6 de julho de 2020.

A lei institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda; dispõe sobre medidas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

  • Transação excepcional (PGFN)

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) regulamentou a Transação Excepcional na cobrança da dívida ativa da União, em função dos efeitos da pandemia pelo novo Corona vírus na capacidade de geração de resultados da pessoa jurídica e no comprometimento da renda das pessoas físicas. A nova modalidade estará disponível para adesão, no portal REGULARIZE, a partir de 1º de julho até 29 de dezembro de 2020. Os benefícios – como entrada reduzida, descontos e prazos diferenciados – serão concedidos conforme a capacidade de pagamento do contribuinte, para dívidas de até R$ 150 milhões.

  • Benefícios fiscais

O governo prorrogou alguns prazos de pagamentos de impostos e entrega de obrigações acessórias afim de dar apoio aos pequenos negócios para o enfrentamento do estado de calamidade pública decorrente da covid-19.

  • PRONAMPE – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

A Receita Federal informou recentemente que foi aberto o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) que destina a essas pessoas jurídicas, optantes pelo Simples Nacional, linha de crédito criada para possibilitar o desenvolvimento e o fortalecimento desses empreendedores, frente ao cenário econômico causado pela pandemia da Covid-19.

Espero que tenhamos ajudado a buscar novas soluções para a sua empresa nesse momento de crise. Esse momento vai passar, conte conosco para atravessar mais esse desafio. E se você ficou um pouco perdido(a) com tanta informação, chama a Mazzola Soluções!!

Maiores orientações estão disponíveis nas páginas da Receita Federal, do Portal do Simples Nacional e do Portal do Empreendedor nos links abaixo:

http://www.receita.economia.gov.br/

http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/

www.portaldoempreendedor.gov.br

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14020.htm

http://www.pgfn.fazenda.gov.br/noticias/2020/transacao-excepcional-nova-modalidade-preve-descontos-e-condicoes-facilitadas-de-entrada

Redação por: Juliana Marinho Farias, processo Fiscal da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências Contábeis pela Estácio. Revisão por: Daiane Alegro Guido, processo Financeiro da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências Contábeis pela Anhanguera, e Pós Graduação em Controladoria e Finanças pelo SENAC.

5 thoughts to “5 Estratégias para ajudar os pequenos negócios a enfrentarem a crise do Covid-19”

    1. Olá Wellington! Esperamos que esteja bem! 😀

      Ficamos muito contentes com o seu feedback! Isso só nos motiva a continuar buscando por conteúdos que façam a diferença para os empresários e empreendedores.

      Ah! Fica de olho no blog, temos conteúdos novos toda terça e quinta-feira.

      Um grande abraço de todos da equipe Blog.Mazzola!😁

    1. Olá Valéria! Tudo bem com você? 😄

      Ficamos muito felizes com as suas palavras. Como uma empresa de contabilidade e assessoria empresarial, entendemos que o blog é uma plataforma que conseguimos contribuir mais ainda para o crescimento e desenvolvimento de empresários e empreendedores. Afinal, o conhecimento é um dos bens mais valiosos.

      Ah! Fica de olho no blog, temos conteúdos novos toda terça e quinta-feira.

      Um grande abraço de todos da equipe Blog.Mazzola!😁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *