4 Dicas de como o Planejamento Estratégico pode melhorar a sua liderança!

A arte de liderar é um grande desafio, onde poucos líderes conseguem impulsionar sua equipe à excelência. Na minha opinião, o Planejamento Estratégico é a melhor maneira para conseguir que o líder faça da empresa um trampolim para o sucesso e consequentemente melhorar seus indicadores de desempenho na liderança.

Neste texto irei falar um pouco de como utilizar o Planejamento Estratégico como uma ferramenta para propulsionar a liderança.

O Planejamento Estratégico é indispensável para que haja melhora e sucesso. Algumas empresas sofrem por não fazer, e outras sofrem por fazer em excesso, ou seja, uns não planejam nada e vivem do “fazejamento”, outras ficam só planejando e esquecem que precisam colocar em prática e correr riscos.

Imaginem um Diretor Comercial de uma grande empresa varejista tendo que fechar a meta de vendas do mês e ao mesmo tempo imaginando como será o mercado da empresa daqui a dois anos, ou ele faz uma coisa ou faz outra e se tentar fazer as duas não fará nenhuma.

O Planejamento Estratégico, também pode ser feito por alguém de fora da empresa, pois muitas vezes quem está de fora pode enxergar aquilo que os demais não têm tempo para ver.

Um consultor empresarial, é o profissional indicado para fazer o Planejamento Estratégico, pois pode enxergar fatos não vistos internamente.

A seguir, algumas ferramentas que podem ser utilizadas para fazer um Planejamento Estratégico:

  1. A definição da sua Missão, Visão e Valores, ou seja, precisamos conhecer melhor a empresa. Definir estas questões são fundamentais para o sucesso empresarial.
  2. O CANVAS também é uma ferramenta interessante que se utiliza de uma metodologia visual, onde é possível ter uma visão do todo. O site https://sebraecanvas.com/#/ do Sebrae disponibiliza um modelo gratuito.
  3. Análise SWOT, é a mais completa quando se fala em Planejamento Estratégico. Nesta matriz podemos verificar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, possibilitando uma visão abrangente da empresa e consequentemente verificar qual o melhor caminho a seguir.
  4. Definição das Metas, Indicadores de desempenho, Planos de ação e Monitoramento de resultados, são outros caminhos para um Planejamento Estratégico.

Concluindo, eu vejo que o “Planejamento Estratégico” é a melhor forma para que as empresas melhorarem seu desempenho.

Dessa forma a Liderança obterá uma melhor performance e sucesso em seu propósito de existência.

O papel do líder é compartilhar o planejamento com sua equipe e estar aberto a escutar críticas ou novas ideias, pois é sabido que a participação é uma boa estratégia de engajamento e desenvolvimento da equipe.

Tudo o que foi dito anteriormente é vivido intensamente dentro da Mazzola. Nos últimos anos, criamos expertises e estamos aptos a ajudá-los a fazerem o Planejamento Estratégico da sua empresa.

Se quiser falar mais sobre o tema estou à disposição. Entre em contato, através do meu WhatsApp (11) 96300-7116, e faremos um orçamento sem compromisso.

Ou então deixe aqui nos comentários alguma questão ou sugestão que poderemos utilizar para trocar novas experiências sobre o tema.

Redação por: Redação por: Leonardo Mazzola, Empresário Contábil, Advogado e Professor Universitário. Pós-graduado em Contabilidade, Controladoria e Auditoria pela PUC-Campinas. Revisão por: Daiane Alegro Guido, processo Financeiro da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências Contábeis pela Anhanguera, e Pós Graduação em Controladoria e Finanças pelo SENAC.

2 thoughts to “4 Dicas de como o Planejamento Estratégico pode melhorar a sua liderança!”

    1. Olá Marcos! Esperamos que esteja bem!😄

      Ficamos muito felizes com o seu feedback! Espero que tenhamos contribuído de alguma forma!

      Liberamos conteúdos novos toda semana!

      Um grande abraço da equipe do Blog.Mazzola!😄

      Ah! E um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!!🎄🎁🎆🙏🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *