3 Dicas que você precisa saber sobre o mercado de ações

Quando comecei a comprar ações, não conseguia encontrar informações específicas que me ajudassem a entender as técnicas do mercado financeiro. E, para que vocês não precisem passar pelo mesmo perrengue, resolvi fazer este post para ensinar tudo o que você precisa saber!! 😉

Quando você compra uma ação, você vira ACIONISTA de uma empresa. SIM! Você vira sócio de uma empresa grande, podendo receber até parte de seus lucros. Isso é maravilhoso, não é mesmo?! E se você está pensando que isso deve demandar uma grande quantidade de dinheiro, leia este artigo até o final pois você verá que qualquer pessoa pode sim se tornar investidor neste segmento.

            Para que isso seja possível, a empresa deve estar listada na bolsa de valores – caso tenha dúvidas sobre quais empresas estão na bolsa você pode consultar diretamente do site da B3 por este link: http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/empresas-listadas.htm.

Em contrapartida, para que você possa realizar essas operações, deverá ter conta em uma Corretora de Valores que disponibilize um home broker – uma plataforma, onde você realiza todas as operações de compra e venda no mercado financeiro – aos seus clientes.

Os papeis das ações, por sua vez, possuem algumas particularidades específicas que você precisa saber antes de começar a investir:

  1. Tipos de ações

Existem dois tipos de ações denominadas: ordinárias e preferenciais.

• Ordinárias (ON) – este papel, garante ao investidor o direito ao voto nas assembleias;

• Preferenciais (PN) – já as ações preferenciais te dão preferência no recebimento de dividendos, porém, sem direito ao voto.

2. Código de negociação

As empresas possuem um código de negociação, ou seja, se você for comprar/vender uma ação da Ambev, por exemplo, você irá digitar em seu home broker ABEV3.– Esses códigos podem ser encontrados no mesmo site da B3 citado acima ↑.

            • Código terminados em 3: ações ON

                        Ex: MRVE3, ABEV3, ARZZ3

• Código terminados em 4, 5 e 6: ações PN

                        Ex: ITUB4, TIET4, BPAC5

• Código terminados em 11: ações unit (composto tanto por ON, como por PN)

                        Ex: SANB11, BPAC 11, TIET11

            Os códigos de negociação sempre vão ter 4 letras + número, como indicado acima. Cada empresa opta qual tipo de ação quer no processo de entrada na bolsa de valores conhecido como IPO.

3. Lotes

As ações são negociadas por lote, conhecido como “lote padrão” são as negociações de 100 em 100 ações. Ou seja, se determinada empresa está valendo R$ 18,50, você poderá comprar múltiplos de 100:

18,50 x 100 = 1.850,00

            18,50  x 500  = 9.250,00

“Mas Kethelyn, você não tinha falado que era acessível para todo mundo? Não tenho tudo isso agora!!!”

Calma! Existe também o “lote fracionário”, onde você pode comprar de 1 a 99 ações. A única diferença entre eles, é que você precisa adicionar a letra F no final do código de negociação. Exemplo: ITUB4F, MRVE3F.

Seguindo o exemplo anterior:

18,50 x 1 = 18,50

            18,50  x 27 = 499,50

Assim conseguimos quebrar aqueles paradigmas de que ações são “caras” e que qualquer pessoa pode tornar-se investidoras com pouco dinheiro.

E você já começou a investir?! Se ficou alguma dúvida entre em contato conosco que estaremos sempre à disposição para ajudar!

Gostaria apenas de deixar claro que todas as ações/códigos citados neste artigo foram utilizados para fins didáticos e não se trata de uma recomendação! Até o próximo post. ☺♥

Redação por: Kethelyn Siqueira, processo Contábil da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista.
Revisão por: Daiane Alegro Guido, processo Financeiro da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências Contábeis pela Anhanguera, e Pós Graduação em Controladoria e Finanças pelo SENAC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.