10 Erros que impedem sua empresa de crescer

Não é fácil se destacar no mercado, sobretudo se você atuar em um segmento com bastante competitividade. Durante o percurso para alcançar o sucesso, muitos empresários acabam cometendo erros bastante comuns e é preciso estar atento para não cair nessas ciladas. No post de hoje listaremos os 10 erros mais comuns e vamos dar algumas sugestões de como você pode começar a implantar essas soluções na sua empresa agora mesmo.

1 – DESCONHECIMENTO DO PÚBLICO-ALVO

Você conhece bem o consumidor do seu produto ou serviço? Conhecer o público-alvo é imprescindível para alcançar o sucesso do seu negócio. No momento em que você está planejando as estratégias de marketing, vendas e divulgação do seu produto ou serviço é importante que seja mapeado o perfil do seu público-alvo ou do grupo de pessoas que você identifica como potenciais consumidores. Com o perfil do seu público bem definido, você saberá quais os canais mais adequados para estabelecer um relacionamento com eles e você também poderá utilizar essas informações para planejar as soluções oferecidas por sua empresa e às necessidades e expectativas do seu cliente. Comece fazendo uma pesquisa de mercado e não deixe de conhecer melhor o seu consumidor.

2 – FALTA DE INVESTIMENTO EM MARKETING

Agora que você conhece bem o seu público-alvo, como deixar de fazer uma excelente divulgação voltada para aquele consumidor que quer o seu produto/serviço? Se por um lado não conhecer o seu público-alvo é um erro grave, só conhecer o perfil dos seus clientes não é suficiente. Você precisa se comunicar com eles, conquistar a sua confiança e ouvir os seus feedbacks. Um dos principais objetivos do marketing é fazer com que aqueles que realmente precisam do seu produto ou serviço, saibam que ele existe. Por isso, invista em marketing! Esteja no meio digital! Apareça para o seu público-alvo!

3 – MEDO DE OUSAR

Não tenha medo, ouse! Os tempos mudam e, portanto, ater-se a metodologias e estratégias antigas, sem vislumbrar novas ideias, é extremamente prejudicial e pode minar o crescimento de uma empresa. Hoje em dia, o mercado está muito competitivo e, para conseguir destaque, você precisa fazer algo diferente. Isso vale para a sua comunicação, seu modelo de negócio, atendimento ao cliente, apresentação do seu produto e por aí vai. Caso contrário, o seu produto será apenas mais um produto.

4 – NÃO APROVEITAR AS FACILIDADES DO MEIO DIGITAL

Aproveite as facilidades que o meio digital pode oferecer. A importância do marketing digital na divulgação e alcance dos seus produtos e/ou serviços tornou-se enorme. Com bom direcionamento, é possível alavancar suas vendas e visibilidade, não apenas no meio físico, mas também via lojas online. O meio digital oferece um mundo de possibilidades para o seu negócio e muitas vezes até de forma gratuita.

5 – NÃO TER UM BOM ATENDIMENTO AO CLIENTE

Quem não gosta de ser bem atendido? Em qualquer modelo de negócio, um bom atendimento é primordial, pois é o principal canal de comunicação entre uma ‘’marca’’ e seu cliente, que, por sinal, é um de seus principais geradores de lucros. Invista em um atendimento personalizado e de qualidade que fideliza seu cliente.

6 – FALTA DE LIDERANÇA

O Líder é o responsável pelos resultados e pela equipe. Você empreendedor precisa ter comportamentos e atitudes de sucesso. Um Líder mesmo com título de CEO, se não tiver um time que acredite e confie nele, apresentará resultados muito baixos diante de todo potencial que poderia atingir. O mundo do empreendedorismo precisa de líderes que façam acontecer junto com sua equipe. Acredite e seja um líder!

7 – COLABORADORES DESMOTIVADOS

Um bom líder deve saber lidar com seus colaboradores. Por isso, faz parte das funções do gestor saber escutar, se sensibilizar e ter empatia, respeitar os outros e, é claro, saber quando e como cobrar resultados e quando é o momento de motivar sua equipe. Já é notório que funcionários mais satisfeitos, que se sentem valorizados dentro da empresa, produzem muito mais. Invista na sua equipe e ela trará o resultado esperado para o seu negócio.

8 – FALTA DE ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

Se você não conseguir manter as finanças da empresa sob controle e com total organização, será quase impossível crescer a longo prazo e de forma sólida. O monitoramento dos indicadores financeiros é uma das atividades essenciais da gestão do negócio, afinal, é dessa forma que é possível definir estratégias e planos baseados em informações reais, não apenas em meras suposições. Acompanhe o financeiro da sua empresa de perto, controle o seu fluxo de caixa e, caso sinta necessidade, converse com os consultores da Mazzola Contabilidade para que possam auxiliá-lo nesse processo.

9 – NÃO REALIZAR UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Apesar da sua importância dentro do mercado, a tributação é um tema que pode passar despercebido na gestão financeira do negócio e pode impactar negativamente o crescimento empresarial. Fazer um bom planejamento tributário da sua empresa vai ajudar a planejar, conhecer, analisar e estudar as formas existentes de tributação que norteiam o seu negócio. Desse modo, é possível identificar formas de diminuir as despesas empresariais e consequentemente melhorar a sua lucratividade. Conte com a Mazzola Contabilidade para compreender um pouco mais sobre esse assunto.

10 – NÃO DEFINIR METAS E OBJETIVOS DE CRESCIMENTO

Você Conhece aquela frase: “Quando a gente não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”? (Lewis Carroll – Alice, no País das Maravilhas) Então, não saber aonde quer chegar é um erro básico de gestão e pode fazer com que empresa perca o rumo e, com isso, fique estagnada. Por isso, é importante definir um plano de negócio com metas e objetivos para sua empresa.

Você já cometeu algum dos erros que citamos aqui? Quais estratégias você utilizou para corrigi-los? Comente aqui embaixo, vamos dividir nossas experiências e trocar conhecimento. Estamos aqui para ajudar a alcançar o sucesso da sua empresa! Conte conosco.

Por: Juliana Marinho Farias, Auxiliar Fiscal da Mazzola Contabilidade (Redação) e Daiane Alegro Guido, Analista Financeiro da Mazzola Contabilidade (Revisão)

One thought to “10 Erros que impedem sua empresa de crescer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.