Você sabe o que é Certificado Digital e para que serve?

O certificado digital é a identidade eletrônica para uma pessoa ou empresa, que é gerada em arquivo digital ou token, sendo algo exclusivo e totalmente seguro.

Na prática, o Certificado Digital funciona como uma identidade virtual que permite a comprovação de informações, além de transações fiscais como declarações e comprovações que precisam ser feitas pelo usuário.

Quais as vantagens do Certificado Digital?

Atualmente, é comum que os documentos de empresas públicas e privadas, sejam assinados eletronicamente por conta da garantia de maior segurança das informações, e por possuir a mesma função jurídica de documentos físicos assinados à próprio punho, sem precisar do reconhecimento de firma em cartório. Todos os dados são aceitos legalmente, e são compostos por chaves criptografadas invioláveis. Esse sistema serve para evitar operações de fraude, já que possuem um código único, comprovado por empresas certificadoras. Cabe ressaltar também, que as empresas que fazem certificados digitais já estão em conformidade com a legislação e são válidas para fatores documentais.

Além disso, outras vantagens do certificado digital em que podemos destacar são:

  • Segurança — Pois ele utiliza chaves criptográficas invioláveis para o controle da identidade;
  • Comodidade — Uma opção mais prática pois evita a necessidade de comparecer de maneira presencial;
  • Agilidade — Permite alterar informações, evitando processos burocráticos e demorados.

E para que serve o Certificado Digital?

Já vimos que uma das formas em que o Certificado Digital é utilizado se dá como assinatura eletrônica, mas o uso dele também permite o acesso à sistemas eletrônicos restritos, como o da Receita Federal por meio do Portal e-CAC, o Gov.br, INSS e as juntas comerciais dos estados.

Ainda é importante mencionar que também que eles são ferramentas indispensáveis para autenticidade do armazenamento de dados.

Para que é necessário na empresa?

Para as empresas, ter um certificado digital é de extrema importância, pois além de maior segurança e praticidade, está relacionado também ao uso de algumas atividades de entrega obrigatória como emissão de nota fiscal eletrônica, utilização do eSocial, do e-CAC, entre outros.

Quais são os tipos de Certificados Digitais?

Existem dois modelos principais de certificado digital, que são o A1 e A3.

O certificado A1 é instalado e armazenado diretamente em um computador e sua validade equivale ao período de 12 meses. As vantagens dele são:

  • Instalação simultânea em computadores diferentes;
  • Pode ser importado por softwares de emissão de notas fiscais, por exemplo;
  • Permite backup;
  • Não dependente de dispositivos externos, como cartões ou pen drive.

Já o certificado A3 é armazenado em token ou Smartcard que precisa de leitor específico, e sua validade pode ser por até três anos. Entre suas vantagens, vale ressaltar que é pessoal e somente o portador da senha pode usá-lo, pois não pode ser copiado ou extraído para outra mídia, e até pela sua facilidade de locomoção para onde precisar usar, já que é algo que pode ser guardado.

Como obter Certificado Digital?

Para obter um certificado, antes de tudo é necessário escolher uma certificadora, solicitar a compra e em seguida agendar e realizar o processo de validação, de acordo com a orientação dada pela empresa.

Ademais, o certificado digital assegura o usuário e possibilita a integração às atividades eletrônicas. Mas lembre-se, tome cuidado como, para quem e quais lugares irá disponibilizar o acesso ao arquivo digital ou token e a senha de segurança. Qualquer informação passada sem uma análise prévia da utilização, pode gerar grandes problemas, pois quem a receber terá acesso à toda base de dados pessoais.

Espero que tenha ficado clara a importância do Certificado Digital! Até o próximo texto!

Redação por: Anna Caroline de Moraes, processo Administrativo da Mazzola Contabilidade. Cursando Psicologia pelo Anchieta
Revisão por: Gabriella Silva, processo Contábil da Mazzola Contabilidade. Cursando Ensino Superior em Ciências Contábeis pela UNIP de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.