Pesquisa de Clima Organizacional: Por que fazer?

       Ter um ambiente de trabalho agradável e saudável, é fundamental para aumentar o engajamento e a produtividade da equipe, consequentemente, traz bons resultados para a empresa. Porém, isso só é possível, quando utilizamos ferramentas que atribuem resultados adequados que possibilitem a assertividade.

É aí, que entra a Pesquisa de Clima Organizacional!

     Pensar em técnicas e metodologias, nem sempre é um caminho fácil. Analisando o contexto organizacional, o todo deve ser visto, assim como: Qual é a cultura da empresa? Sua missão? Sua Visão? Seus Valores?
 Após responder essas questões, já temos um objetivo a alcançar, que é: entender como estruturar um bom clima organizacional.

      Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você entender melhor o que é a pesquisa de clima organizacional, a sua importância e como aplicá-la na prática!

O que é pesquisa de clima organizacional?

Esse tipo de pesquisa é uma ferramenta utilizada pelas empresas, com o objetivo de entender a percepção e satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho, além de averiguar os pontos positivos e negativos a partir de uma análise crítica e estruturada, definida conforme a necessidade da empresa.

         Com a realização da pesquisa, é possível diagnosticar como os colaboradores se sentem quanto ao cargo que ocupam, como estão na relação com outros colaboradores, com a liderança e ao contexto em que estão inseridos. Também é possível identificar pontos de melhoria, tais como aperfeiçoar a comunicação, aumentar a motivação dos colaboradores e inseri-los como parte importante para esse processo.

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?

Planejamento é o início de tudo!

Para isso, é necessário levar em consideração os seguintes pontos:

  • Definir o que será avaliado;
  • Como será realizada a pesquisa (virtual ou impressa);
  • Desenvolver perguntas coerentes e objetivas;
  • Como será a avaliação dos resultados e o que será feito tendo isso em mãos;
  • Qual será a forma de divulgação de resultados e as medidas que serão tomadas a partir desse momento.

Em geral, as pesquisas de clima organizacional são realizadas através de um questionário, porém, não é uma regra. Atualmente existem softwares gratuitos que oferecem esse tipo de funcionalidade.

    As perguntas escolhidas para a abordagem variam conforme a intenção da organização, e é preciso ter um planejamento muito claro para saber qual será o objetivo da pesquisa.  

    Após definir esses pontos, é hora de elaborar as perguntas para o questionário. É importante que tenham opções de respostas, como, sim / não / acontece com frequência ou não acontece, pois, essas opções serão fundamentais no final do processo. Uma dica fundamental, é deixar também um campo para sugestões de melhorias, elogios ou reclamações e assim, o colaborador ficar à vontade para escrever algo que tenha a pontuar com suas próprias palavras.

     Para que fique mais claro sobre como conduzir o questionário, seguem alguns modelos de perguntas que podem ser feitas:

  • Como você se sente em relação às tarefas que você executa diariamente?
  • Considero o volume de trabalho muito alto?
  • A distribuição de tarefas é adequada no setor em que trabalho?
  • Consigo ter uma boa comunicação com a equipe?
  • Consigo ter uma boa comunicação com o meu líder?
  • Como você se sente com o seu local de trabalho físico? (Espaço e equipamentos de trabalho)

     O ideal é que todos da empresa participem, e uma dica para que as pessoas se sintam mais confortáveis e à vontade, é manter as respostas anônimas.

Com o passar do tempo, o contexto da empresa pode passar por mudanças. Funcionários novos podem entrar, as prioridades não serão sempre as mesmas, então, manter a aplicação periodicamente, possibilita que a evolução da empresa seja constante. Por isso, realize esse tipo de pesquisa com certa regularidade!

     Espero que essa ferramenta contribua para manter o ambiente da sua empresa cada vez mais saudável e leve de se viver!

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Redação por: Anna Caroline de Moraes, processo RH da Mazzola Contabilidade. Cursando Psicologia pelo Anchieta
Revisão por: Flávia Nogueira, processo ´Societário da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências Contábeis, Administração e Negócios pela Unifaccamp

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