Gestão do Tempo: Aprenda como priorizar tarefas

Antes de começarmos, gostaria que você respondesse a duas perguntas:

  1. Você gostaria de ter mais tempo?
  2. Para quê?

Talvez você tenha respondido como ter mais tempo para aumentar sua qualidade de vida, seja ela estar com a sua família, amigos, fazer coisas que você gosta e/ou cuidar de sua saúde!

Isso acontece porque grande parte do nosso tempo é gasto fazendo atividades externas, geralmente profissionais, um âmbito que nos cobra resultados cada vez maiores ou estaremos sujeitos a consequências, como, por exemplo, demissão ou falência. Dessa forma, colocamos nossa vida pessoal em segundo plano, pois tende a ser muito mais equilibrada e acaba sendo menos urgente… apesar de ser mais importante!

 Para alcançarmos um equilíbrio em todos os aspectos, devemos gerenciar nosso tempo e atividades cotidianas com o objetivo de alinhar nossos propósitos. Com isso, separamos algumas dicas e ferramentas para lhe ajudar a consolidar suas atividades, com o intuito de levar uma vida balanceada! Venha conferir:

• METAS

            Defina suas metas de curto (dias e meses), médio (anos) e longo prazos (sonho/legado). Elas devem estar alinhadas com os seus objetivos e ambos devem ser claros, importantes e alcançáveis.

• URGENTE X IMPORTANTE

            Saiba separar o que é urgente (atividades que possuem um prazo imediato) e o que é importante (atividades alinhadas ao seu interesse, valores e prioridades).

Juntando esses dois pontos, conseguimos separar o gerenciamento do tempo em quatro quadrantes, conhecidos como “Matriz do Tempo” – técnica desenvolvida pelo Stephan Covey, autor do livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”. O autor ressalta a importância de se planejar, priorizar, desfrutar e descartar atividades e, assim, fugir da corrida de ratos (expressão criada pelo investidor Robert Kiyosaki, autor do livro “Pai Rico, Pai Pobre”, utilizada para representar o ciclo exaustivo que uma pessoa vivencia durante sua vida).

Os quadrantes são conhecidos como:

  • Quadrante 1: Necessidade
  • Quadrante 2: Eficácia
  • Quadrante 3: Decepção
  • Quadrante 4: Desperdício

Cada um desses quadrantes pode gerar as seguintes consequências:

  • Necessidade – Neste quadrante, encontramos a pressão psicológica, já que tudo passa a ser urgente. No entanto, gera uma sensação de falso “alívio” quando conclui determinada atividade;
  • Eficácia – Este é o quadrante ideal, pois nele conseguimos planejar nossas atividades com antecedência, ter prevenção e preparação, além de aumentar nossos relacionamentos com outras pessoas, etc;
  • Decepção – Aqui ocorre a perda de tempo com interrupções sem grande relevância, gerando uma sensação de que não fez nada;
  • Desperdício – Por último, o quadrante da procrastinação, onde realizamos atividades de fuga (como acesso às redes sociais) e pausas em excesso.

Após compreender cada quadrante e suas devidas consequências, devemos alinhar e planejar para lidar com certas atividades. O objetivo é ter mais tempo para se dedicar ao quadrante de número 2, e reduzir os quadrantes 1, 3 e 4:

Esse levantamento dos quadrantes pode ser utilizado tanto para nossa vida profissional quanto pessoal. Só assim conseguiremos visualizar quais atividades podem ser consideradas nossos “ladrões de tempo”.

Crie o hábito de planejar sua semana e monitorá-la diariamente! Quando você não planeja, são as demandas externas que decidem o que deve ser feito.

Seguindo nossas dicas, você conseguirá agir com mais sabedoria em sua rotina. Sempre que necessário, adapte suas atividades à sua realidade, para que não ocorram desânimos ou frustações. Pequenos ajustes fazem parte do processo!

Até o próximo post! ☺♥

Redação por: Kethelyn Siqueira, processo Contábil da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista.
Revisão por: Pedro Paulo Gomes Ribeiro, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Bacharel em Linguística, com especialização em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.