Esgotamento Profissional e a Síndrome de Burnout

Muito se fala em Síndrome de Burnout e como ficou conhecida por inúmeros afastamentos de pessoas em seus serviços por estarem esgotadas em seus ambientes de trabalho, mas pouco se diz do porquê isso ocorre e que vem acontecendo muito antes mesmo da pandemia surgir.

Dias acelerados, a ansiedade em dar conta de tudo, multitarefas e sobrecarga são motivos desencadeantes de patologias, como a Síndrome de Burnout. Cabe ressaltar que abordaremos aqui neste artigo que o problema não é a vida cotidiana e os afazeres que temos ao longo de nossas responsabilidades, mas destacaremos o excesso de determinadas atividades e o agravante que podem gerar no ser humano diante de quadros que só tendem a piorar se não forem corrigidos, ou acompanhados por profissionais especializados, como psicólogos e psiquiatras dependendo do caso.

Para quem nunca ouviu o termo, a Síndrome de Burnout está ligada ao excesso dentro do ambiente de trabalho, conhecida como um “fenômeno ocupacional” de acordo com a classificação dada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Principais sintomas:

  • Sensação de esgotamento;
  • Estresse excessivo;
  • Cansaço extremo;
  • Falta de energia;
  • Tensão emocional;
  • Sintomas físicos como dor de cabeça, enxaqueca, sudorese, insônia, distúrbios gastrintestinais, entre outros.

5 práticas que sua empresa deve evitar para que os funcionários não desenvolvam a Síndrome de Burnout:

A Síndrome de Burnout não ocorre em um funcionário ou hierarquia específica, ou seja, todos estão propensos a desenvolver, dessa forma devemos evitar algumas práticas em sua empresa para que os funcionários não estejam expostos a esta síndrome, podemos incluir:

  • Jornadas de trabalho longas;
  • Falta de equipamentos de trabalho;
  • Conflitos internos que causam desorganização na empresa;
  • Desvalorização do funcionário;
  • Excesso de cobrança e crítica.

Funcionário com Síndrome de Burnout tem direto a afastamento?   

A Síndrome de Burnout passou a ser considerada uma doença ocupacional desde janeiro de 2022 pela OMS, dessa forma os funcionários que tiverem o diagnóstico comprovado por especialista da saúde como psicólogos e psiquiatra possuem o direto ao afastamento com períodos superiores a 15 dias, além disso, a legislação permite que o funcionário tenha acesso a previdência no INSS com alguns benefícios que podemos incluir:   

  • Auxílio-doença acidentário;  
  • 12 meses de estabilidade após o retorno ao trabalho, exceto em casos de demissões por justa causa;  
  • Caso o funcionário apresente algum laudo comprovado por um médico que possui uma incapacidade provocada pela síndrome que o impossibilite de voltar ao trabalho, o indivíduo tem direito a aposentadoria por invalidez, sendo necessário o agendamento de uma perícia no INSS.   

Como prevenir a Síndrome de Burnout?

A prevenção se dá por meio de atividades prazerosas, como praticar atividades físicas, desenvolver uma boa alimentação, reorganizar o tempo de modo que possa também fazer coisas que goste, como ir à um parque, comer no restaurante favorito, tirar um tempo para cuidar de si e de afazeres que geram satisfação. Se cobrar menos também é um passo muito importante nesse processo!

Todas essas coisas ajudam, mas não excluem a necessidade de um acompanhamento psicológico, que fará toda a diferença para que os avanços sejam visíveis e bem sucedidos.

Para concluir, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Se algo não vai bem, todas as outras áreas da nossa vida consequentemente também sofrem alterações e disfunções. Não hesite em procurar ajuda, caso se deparar dentro desses sintomas ou se conhecer alguém que esteja sentindo, o ajude a identificar e procurar ajuda profissional. Esperamos que tenha gostado. Compartilhe para que mais pessoas possam tomar conhecimento do assunto e até o próximo texto!

Redação por: Anna Caroline de Moraes, processo Administrativo da Mazzola Contabilidade. Cursando Psicologia pelo Anchieta
Redação por: Isabella Fróis, processo Administrativo da Mazzola Contabilidade. Cursando Psicologia pelo Anchieta
Revisão por: Cíntia Calixto, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *