Epoché: Saiba o que é e porque o utilizar com seus clientes!

Aposto que você deve estar se perguntando, “O que é Epoché?”, e assim como quando ouvi pela primeira vez em uma aula na faculdade, também me despertou a curiosidade do porquê não utilizar essa técnica para atrair e manter o relacionamento com clientes no ambiente corporativo?

A palavra Epoché é de origem grega, e muito conhecida no meio da Psicologia, mais ainda na Fenomenologia trazida por um filósofo alemão chamado Husserl. A definição de Epoché por esse grande pensador, é “suspensão de juízo”, “parada”, “obstrução”. Sem mais termos técnicos, a Epoché nada mais é do que “dar uma pausa” e ouvir o outro e a sua necessidade, sem julgamentos e pré-juízos.

Mas o que isso tem a ver com empresa, empreender, clientes…?

Eu já te respondo que: tem tudo a ver!

Faz todo o sentido pensando que o cliente é um agente extremamente importante nos processos diários, é o alvo, quem eu preciso para o que o negócio possa ser sustentado, afinal, sem clientes para atender, que retorno financeiro terei e respectivamente de que maneira uma empresa consegue se destacar e ser mantida?

A maneira como se trata o cliente diz muito respeito à figura da empresa e à expectativa que ela cumpre ao ser gerada no meio social, conforme o público alvo que quero alcançar.

Costumo pensar que todos que prestam atendimento ao público deveriam ter um pouquinho da psicologia no currículo, quantas vezes alguém entra pela porta da empresa e além buscar uma assessoria, acaba também compartilhando histórias de vida, buscam ajuda e alguém para desabafar!

Aposto que você que trabalha com atendimento ao público, ao menos uma vez na vida já recebeu algum cliente que sem nem te conhecer, “desabafou” sobre si e sobre problemas que esteja passando e você pensou “mas eu nem conheço essa pessoa e ela se abriu comigo”.

Muito além de oferecer um produto ou prestar um serviço, lidamos com pessoas diariamente, pessoas essas com emoções, sentimentos, e por mais “difíceis” que sejam de lidar (sempre tem aqueles que só de ouvir o nome, já bate um “ah não!”), precisamos ter empatia e nos abster de nós e dos nossos pensamentos.

A Epoché vem trazendo exatamente essa ideia, antes de qualquer julgamento, devemos tentar pausar os nossos pensamentos e prestar atenção na demanda vindo através daquele cliente, o ouvindo e buscando entender, para aí sim, identificar e o orientar da maneira como será necessária.

Dessa maneira é possível criar um relacionamento sólido, sendo a base não só dentro de uma empresa para poder chegar à níveis altos em padrão de atendimento, mas também nas demais áreas da nossa vida, e às vezes até para autoconhecimento e lidar com nós mesmos.

Espero que assim como a mim, a Epoché também tenha te feito refletir sobre o que passar para as pessoas à volta. Que possamos aprender a prestar um atendimento humanizado, para que assim grandes metas também sejam alcançadas.

Te espero no próximo texto, até logo!

Redação por: Anna Caroline de Moraes, processo Administrativo da Mazzola Contabilidade. Cursando Psicologia pelo Anchieta
Revisão por: Gabriella Silva, processo Contábil da Mazzola Contabilidade. Cursando Ensino Superior em Ciências Contábeis pela UNIP de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *