Contabilidade gerencial: O que é e qual a sua importância? – PARTE II

Vivemos em um mundo onde as mudanças e transformações tem ocorrido constantemente e rapidamente, e ter acesso a informações relevantes, são fundamentais para o mundo do empreendedorismo.

Desta forma, o contador tem se tornado cada vez mais um grande aliado para seus clientes, sendo trazido para o âmbito da gestão, e é neste ponto que surge uma nova oportunidade para o mercado contábil e também para o empreendedor.

Conforme escrito no texto publicado anteriormente (Contabilidade Gerencial: O que é e qual a sua importância? – Parte I), um grande problema identificado é sobre a falta de uso das informações geradas pela contabilidade para a tomada de decisão. Em vista disso, o caminho para a solução do problema é a utilização da contabilidade gerencial e das análises das demonstrações contábeis.

Vamos começar falando um pouco sobre a Contabilidade Gerencial. Conforme Sérgio de Iudícibus, professor universitário e conferencista internacional de contabilidade, a Contabilidade Gerencial é fundamentada na única finalidade interna de atender à administração da empresa, com informações úteis, confiáveis e tempestivas para um processo de tomada de decisão dos gestores, sendo o foco principal, o presente e o futuro da organização.

Com isso, em concordância com as normas internacionais de contabilidade, a Contabilidade Gerencial adota alguns conceitos e procedimentos, são alguns deles: ajuste a valor presente de ativos e passivos, ativos a preço de mercado, ativos a preço de reposição e valor presente dos fluxos de caixa de ativos.

Por conta de estarem inseridas em um cenário competitivo e de grandes incertezas, independentemente do tamanho da organização, seja ela grande ou pequena, a preocupação do planejamento e a utilização de ferramentas gerenciais devem existir. Os gestores precisam ser assessorados e receberem informações para escolherem as melhores decisões para a sobrevivência da companhia, desta forma são necessários os dados contábeis.

No ramo de Contabilidade Gerencial, alguns conhecimentos de outras áreas também são de grande valor, como por exemplo, os conceitos de administração da produção, da estrutura da organização e da administração financeira.

Em geral, pode-se concluir que toda metodologia, técnica, informação ou relatório contábil preparados com a finalidade da utilização pela administração para tomada de decisão ou para a avaliação de desempenho da empresa, são objetivamente gerados pela Contabilidade Gerencial.

Dando sequência em nossa busca da conscientização sobre a importância das informações contábeis, o próximo texto será sobre as 6 ferramentas gerenciais para utilizar na sua empresa. Não deixe de acompanhar!

Gostou deste conteúdo? Comente aqui embaixo! Sua opinião é muito importante para nós!

Redação por: Natália Ribeiro de Freitas, processo Contábil da Mazzola Contabilidade, graduação em Ciências Contábeis pelas UNIP de Jundiaí
Revisão por: Daiane Alegro Guido, processo Financeiro da Mazzola Contabilidade. Graduação em Ciências Contábeis pela Anhanguera, e Pós Graduação em Controladoria e Finanças pelo SENAC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *