5 dicas para aplicar a comunicação assertiva em sua empresa

Uma boa comunicação é fundamental para o sucesso das relações interpessoais e dentro das empresas seus impactos são ainda maiores. A comunicação assertiva não se restringe somente em falar bem e usar as palavras certas, mas engloba uma série da aspectos os quais o líder e gestor devem dominar para que as relações com os colaboradores e clientes sejam harmônicas.

Uma organização que domina e prioriza a boa comunicação possui êxito em seus negócios, sucesso com os clientes, harmonia entre os colaboradores e trabalho realizado da maneira esperada, evitando conflitos. Em contrapartida uma informação passada de maneira incompleta, o uso de palavras erradas e em um tom de voz agressivo, criam um ambiente corporativo desagradável, além de causar prejuízos na imagem da empresa para com os clientes, impactando financeiramente.

Portanto, para que você possa iniciar a implementação de uma boa comunicação em sua empresa e possuir sucesso internamente e externamente, separamos 5 dicas para serem aplicadas. Confira abaixo:

1 – Estar atento à linguagem corporal

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, 55% da nossa comunicação provém da linguagem corporal, portanto quando tratamos de comunicação assertiva devemos também estar atentos aos nossos gestos e ações para que esses estejam de acordo com a mensagem que queremos passar. De maneira prática há alguns aspectos principais que merecem atenção especial, sendo eles:

– Tom de voz: O tom de voz é parte integrante da fala e a mudança dele altera também a percepção daquilo que está sendo dito. Portanto, é de fundamental importância que durante a comunicação nos certifiquemos de que o modo com o que estamos falando é adequado para a situação.

– Olhar: Os olhos revelam muitas vezes aquilo que estamos sentindo. Olhar nos olhos do ouvinte faz com que o mesmo compreenda melhor aquilo que queremos transmitir, da mesma maneira conseguimos analisar como o outro está recebendo aquilo que está sendo dito.

– Gestos: A maneira como nos movimentamos também transmite uma mensagem. Gestos calmos e tranquilos tornam o ambiente mais harmônico e as conversas mais tranquilas. Da mesma maneira, gestos mais rudes trazem mais agressividade e podem gerar conflitos. Nesse sentido é prudente que em conversas difíceis nos atentemos em tais aspectos para que tudo se resolva com maior tranquilidade.

2 – Adaptar a forma de se expressar de acordo com o ambiente e o ouvinte

A forma como o receptor recebe e absorve a mensagem tem influência do ambiente, de seus sentimentos e da conjuntura atual, portanto para que a mensagem seja bem compreendida é necessário assegurar-se de que ela será transmitida no momento ideal e da maneira correta.

Cada um de nós possui uma vivência, uma percepção de mundo, sentimentos e emoções diferentes, então para que tenhamos uma comunicação assertiva devemos adaptar a forma como será falado à quem irá ouvir a mensagem, afinal é responsabilidade do emissor assegurar que o receptor entenderá aquilo que está sendo dito.

3 – Desenvolver a oratória

Outro aspecto importante quando nos comunicamos são as palavras utilizadas e o modo com a qual as mesmas são estruturadas, sendo de fundamental importância desenvolver a oratória para que se use as palavras corretas e para que se passe mais credibilidade. A leitura de bons livros, a escuta de pessoas com boa oratória, pensar e estruturar a frase antes de falar, são aspectos importantes e que auxiliam nessa jornada.

4- Saber ouvir

Aquele que sabe falar é antes de tudo aquele que sabe ouvir. Ter uma escuta atenta às necessidades dos demais permite com que a comunicação seja destinada ao outro com as suas singularidades.  É necessário que conforme estamos nos comunicando demos pausas para escutar o outro, assegurando-nos de que ele está compreendendo aquilo que está sendo dito.

5-Tenha paciência e seja compreensivo

Quando se trata de comunicação assertiva é necessário entender que o aspecto base para que ela seja eficaz é se colocar no lugar daquele que escuta, tendo paciência diante das dificuldades e estando disposto a ensinar e aprender.  Antes de tudo lembre-se que por trás da outra pessoa há histórias, sentimentos, dificuldades… Há alguém único e com necessidades também únicas, as quais não devem ser ignoradas.

Por fim, vale ressaltar que comunicação assertiva é aquela que o receptor entende de maneira integral a mensagem que receptor quer passar e para isso é necessário nos atentarmos em diversos aspectos que englobam a linguagem verbal e não verbal, aplicando esses recursos.

Espero que as dicas o ajudem a implementar a comunicação assertiva em sua empresa! Aguardo você no próximo texto.

Redação por: Gabriela Martins, processo Administrativo da Mazzola Contabilidade. Cursando graduação em Ciências Contábeis pela Unianchieta de Jundiaí
Revisão por: Cíntia Calixto, processo Administração de Pessoal da Mazzola Contabilidade. Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *